fbpx

Veja como foi a primeira edição do Dia Maker

Filhos de funcionários da Positivo Tecnologia tiveram a chance de conhecer o ambiente de trabalho dos pais e experimentar em primeira mão alguns dos cursos do programa VC.Maker. Veja como foi esta aventura.

Nos dias 14 e 19 de dezembro de 2017 filhos de funcionários da Positivo Tecnologia participaram de uma experiência única, o Dia Maker. No evento, que combinou aprendizado e muita diversão, os jovens e crianças puderam conhecer o ambiente de trabalho dos pais e foram os primeiros a experimentar alguns dos cursos do programa VC.Maker. Vamos ver como foi?

Fazendo para aprender

O dia começou com um gostoso café da manhã seguido de uma visita das crianças ao ambiente de trabalho dos pais. Algo que, por si só, já é um grande evento, especialmente para os menores que tem curiosidade de saber onde papai ou mamãe passam tanto tempo longe de casa.

dia maker

Já na chegada, uma foto para registrar a aventura.

Depois da foto oficial ao lado dos pais, a primeira atividade do dia foi a Oficina do Texto: nela, os participantes recebem um tema como O Menino Maluquinho na Rússia e o desafio de contar uma história usando ilustrações criadas por Ziraldo. O resultado final é um livro ilustrado personalizado, que será impresso e entregue a cada participante.

Na Oficina do Texto, as crianças escreveram uma história que irá virar um livro ilustrado por Ziraldo.

Com os livros prontos a turma foi dividida por faixa etária, e após uma pausa para um lanche cada grupo participou de uma atividade diferente. Para as crianças menores, de 6 a 7 anos, atividades como a oficina de criação de Paper Toys ou o Labirinto Lúdico, que incentiva a imaginação, se mostraram irresistíveis.

Já na faixa etária dos 8 aos 10 anos, as atividades são um pouco mais sofisticadas. Na oficina de Construções Criativas, os participantes aprenderam a combinar LEDs, baterias, lápis de cor e materiais simples como filtros ou copinhos de café para criar fantasminhas illuminados, spinners reluzentes ou roupas cintilantes para bonecas.

Estes simpáticos fantasminhas foram criados por alunos da oficina de Construções Criativas.

Outros cursos nesta faixa etária foram o curso de Code Monkey, onde as crianças aprendem os conceitos básicos de programação guiando passo-a-passo um simpático macaquinho até suas preciosas bananas, e o Piloto de Drones. Aqui os participantes se familiarizam com os vários tipos de drones, seus usos e recursos e puderam ter o primeiro gostinho comandando estas maquininhas voadoras.

Na oficina Piloto de Drone Race, os participantes puderam se familiarizar com estas velozes maquininhas.

Já os participantes entre os 11 e os 14 anos tiveram a chance de conhecer e programar o BBC micro:bit. Este pequeno e versátil computador pode ser usado em uma infinidade de projetos e está revolucionando a educação no Reino Unido. Além disso, puderam sentir um gostinho da profissão mais desejada entre os jovens: YouTuber.

Aprender a ser um YouTuber pode ajudar no desenvolvimento de muitas habilidades valiosas para o século XXI

Eles entenderam que para ter um canal de sucesso não basta um rostinho bonito e uma câmera na mão. É preciso pensar em roteiros, ter boa postura em frente à câmera, habilidade na edição de vídeos e fotos, capacidade para planejamento de pautas, cuidar da interação com o público e muito mais. Tudo isso explicado com atenção no curso Seja um YouTuber.

A resposta dos participantes ao evento não poderia ter sido mais positiva. O orgulho dos menores ao mostrar suas criações ou o espanto da menina que acendeu um LED pela primeira vez são indicações claras do impacto da abordagem Maker no aprendizado. Muitos nos perguntaram quando poderiam participar de um novo Dia Maker.

O espanto diante de uma descoberta. É isso que queremos que todas as crianças possam sentir durante os cursos do VC.Maker.

Um “Dia Maker” todo dia

Com o VC.Maker, você pode levar toda esta experiência para sua escola. Nosso programa de atividades complementares tem mais de uma dezena de cursos sobre os mais variados temas, todos projetados para estimular habilidades do século XXI como o raciocínio lógico, trabalho em equipe e solução de problemas, ao mesmo tempo em que incentivam o interesse por ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.  Visite nosso site para saber mais.

Conheça todos os cursos do VC.Maker e veja como turbinar o programa de atividades complementares de sua escola.

Quero saber mais!