fbpx

Cursos complementares: preparação para um futuro próximo

O mundo e o mercado de trabalho estão mudando rapidamente. Algoritmos de computador controlam do que vemos em uma rede social ao desempenho do motor de um carro elétrico. Cada vez mais dispositivos ao nosso redor são conectados à “Internet das coisas”. E robôs começam a tomar o lugar dos seres humanos em um número cada vez maior de atividades.

No jornal “The Washington Post”, um dos mais tradicionais dos EUA, um sistema de inteligência artificial chamado Heliograf escreve notícias sobre política com precisão e velocidade superiores às de um jornalista veterano [2]. E uma pesquisa da Royal Academy of Arts estima que na próxima década mais de 4 milhões de trabalhadores no Reino Unido, o equivalente a 15% da força de trabalho, serão substituídos por robôs [1].

Isso não significa que as novas gerações estão condenadas a um futuro na fila do desemprego. A tecnologia elimina empregos, mas também gera novas oportunidades em áreas antes inimaginadas. Afinal, alguém precisa criar todos estes dispositivos conectados, treinar os robôs e escrever os algoritmos. Isso coloca um peso sobre as instituições de ensino, que tem a tarefa de familiarizar seus alunos com novas disciplinas que não estão previstas na grade curricular tradicional.

Uma forma de atender a esta demanda são os cursos complementares, especialmente os voltados a um conjunto de áreas conhecido como STEAM, um acrônimo do inglês Science, Technology, Engineering, Arts and Math (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A idéia é despertar, desde cedo, o interesse em atividades como a robótica, engenharia e programação, preparando os alunos para novas profissões.

O VC.Maker pode ajudá-lo nesta tarefa: trata-se de um programa multidisciplinar de cursos complementares voltado aos estudantes do Ensino Básico. Nele, crianças e adolescentes poderão “aprender fazendo”, experimentando diferentes papéis e sendo desafiados a pensar em soluções para os problemas distintos presentes em cada uma das atividades. Ao mesmo tempo, desenvolverão habilidades valiosas como o pensamento crítico, solução de problemas, inventividade e trabalho em equipe.

O conteúdo do programa é preparado por especialistas em suas respectivas áreas, e os cursos contam como o apoio de material educacional como os kits LEGO® WEDO, LEGO® Mindstorms EV3 e BBC micro:bit. E todos os alunos recebem certificação ao final do curso.

Invista no VC.Maker e venha participar da construção do futuro de seus alunos.