fbpx

BBC micro:bit leva escolas inglesas às alturas

Um pequeno e versátil computador permite às crianças aprender muito mais sobre nosso planeta, e também sobre engenharia, ciências, programação e outras disciplinas.

Em Star Trek, o espaço é a “fronteira final”. Mas para muitas crianças inglesas, é apenas mais uma parada em uma jornada de conhecimento. Escolas no Reino Unido estão usando o BBC micro:bit em “programas espaciais”, aproveitando os sensores integrados para ensinar às crianças mais sobre o mundo ao seu redor.

Projetos como estes são provas da versatilidade e facilidade de uso do BBC micro:bit, um computador de baixo custo desenvolvido para o mercado educacional. O que décadas atrás exigia o esforço de nações inteiras e milhões de dólares de investimento pode agora ser conseguido por crianças envolvidas em uma atividade complementar, que também irá ensinar princípios de lógica de programação, análise e solução de problemas, engenharia, matemática, ciências e trabalho em equipe.

A primeira escola a tentar esta empreitada foi a Rishworth School, que lançou seu experimento em 10 de março de 2016, após seis meses de planejamento e trabalho de um grupo de 20 alunos. Amarrada a um balão estratosférico, a caixa com equipamentos continha um computador Raspberry Pi conectado a um módulo GPS para rastreamento, uma câmera para registrar a jornada em vídeo e um BBC micro:bit montado na parte externa da sonda, usado para monitorar a temperatura exterior que chegou a -47,9 ºC.

A sonda atingiu uma altitude de mais de 30 Km antes do balão explodir, e chegou a uma velocidade de quase 290 Km/h durante a descida. Com a ajuda do GPS integrado a sonda foi encontrada cerca de uma hora após o pouso, e as imagens da missão foram recuperadas.

 

Pouco mais de um ano depois a Brooke Primary School foi a primeira escola de ensino fundamental a lançar um BBC micro:bit ao espaço, em 26 de maio de 2017. As características da missão também são diferentes das anteriores: a Brooke utilizou exclusivamente quatro BBC micro:bit como computadores de bordo, sem o auxílio de outros computadores.

Um BBC micro:bit foi posicionado fora da sonda, em frente à câmera, mostrando uma mensagem e medindo a aceleração. Os outros três computadores internos foram programados para medir umidade do ar, temperatura e pressão atmosférica/altitude.

Todo o código, que está disponível gratuitamente no site da escola, foi escrito pelos alunos: os professores dividiram os desafios em “lições” que foram gradualmente desenvolvidas em sala de aula. Durante a missão a sonda da Brooke Primary School chegou a 24 Km de altitude e produziu belas imagens, confira no vídeo abaixo.

 

O programa VC.Maker oferece o curso Programe com BBC micro:bit, onde ao longo de 16 aulas seus alunos irão aprender os princípios da programação e da eletrônica, e acumular o conhecimento necessário para colocar em prática os mais diversos projetos. Visite nosso site para saber mais e converse com um de nossos especialistas. Você vai ver seu programa extra-curricular decolar!

Desperte em seus alunos o interesse por robótica, engenharia e programação e desenvolva habilidades essenciais para o século XXI com os cursos do programa VC.Maker. Fale com nossos consultores para saber mais!

Quero saber mais!