E-Book – Ensinar programação não é um bicho de sete cabeças

por | 04 / abr / 18 | Programação, eBook

O mundo é dominado por computadores, e eles são controlados por programas ou simplesmente “código”. Aprender programação abre uma janela que permite compreender como as máquinas funcionam e é a chave para ter domínio sobre a tecnologia, em vez de ser dominado por ela.

Uma das habilidades do século XXI mais valorizadas é o chamado “Pensamento Computacional“, definido como “um processo de pensamento que envolve a formulação de um problema e expressão de soluções de forma que um humano, ou um computador, possam executá-las efetivamente”. Este processo é similar ao utilizado no desenvolvimento de software, e por isso a programação de computadores é frequentemente utilizada como uma introdução ao Pensamento Computacional.

Mas quando falamos em “programar um computador”, muitos pessoas imaginam uma sala escura, com um “hacker” de cinema, pálido e vestido de preto, curvado sobre um teclado e digitando freneticamente comandos indecifráveis. Mas não é assim que as coisas funcionam.

Ensinar programação é mais fácil do que você imagina

Em sua essência, um programa de computador nada mais é do que uma sequência de instruções, passo-a-passo, não muito diferente de uma receita de bolo. Todo programa de computador, não importa o quão complexo seja, segue uma estrutura parecida. Muda a dificuldade da tarefa, mudam as linguagens de programação usadas, mas a estrutura básica é sempre a mesma.

E foi-se o tempo em que para ensinar programação era necessário um laboratório cheio de computadores com caro software especializado e grossos manuais de referência técnica. Hoje em dia basta um tablet, notebook ou Chromebook conectado à internet.

E não faltam opções de ambientes de programação voltados especificamente às crianças e adolescentes. Alguns adotam uma abordagem mais lúdica, quase como um jogo, o que torna o aprendizado mais divertido. Outros aproveitam a oportunidade para combinar programação com outras disciplinas, como Engenharia Mecânica, Eletrônica ou Robótica, combinando o mundo digital com objetos do mundo real.

Não importa o paradigma, todos irão ajudar seus alunos a desenvolver o Pensamento Computacional. E além disso, ajudam a posicionar sua escola como um pólo de inovação em sua comunidade.

Em nosso novo eBook, chamado A programação e as escolas como Polos de Inovação, mostramos os benefícios que o ensino da programação pode trazer para os alunos e para sua escola. Baixe já sua cópia e comece a aplicar os conceitos de alfabetização tecnológica em sua sala de aula.

Baixe o eBook!

por | 04 / abr / 18 | Programação, eBook

Comece já a “reprogramar” sua escola! Fale com a equipe da Positivo Inovação Educacional para saber mais sobre soluções como o VC.Maker. Preparar seus alunos para dominar a tecnologia é mais fácil do que você imagina.

Quero saber mais sobre o VC.Maker