fbpx

Embaixadores da Inovação conquistam prêmios na etapa Curitiba da FLL – FIRST® LEGO® League

por | 29 / mar / 18 | Embaixadores

No mês de março, Curitiba recebeu a grande final nacional da FIRST® LEGO® League, a FLL, uma das maiores competições de robótica do mundo! O evento reuniu vários Embaixadores da Inovação e suas equipes. Nós aproveitamos a oportunidade para bater um papo especial com eles sobre a competição. Veja a seguir!

Aconteceu em Curitiba, entre os dias 16 e 18 de Março de 2018, o Torneio Nacional de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL), organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI). Durante o evento, quase 800 competidores de 20 estados, divididos em 83 equipes, demonstraram soluções inovadoras em robótica para a questão da água, tema da temporada 2017/2018 da competição. E entre os resultados, um dos destaques foi o desempenho das equipes lideradas pelos Embaixadores da Inovação.

O Colégio COESI de Aracaju, em Sergipe, levou prêmios com duas equipes. A RobôCOE, que existe há 8 anos, foi aclamada como Campeã das Finais da FLL e de quebra estabeleceu um recorde nacional no Desafio do Robô, com 485 pontos. Já a TechCOE, estabelecida há 6 anos, levou o primeiro lugar na categoria Design do Robô.

robotica, lego, fll

A equipe TechCOE, do COESI.

robotica, lego, fll

A equipe RobôCOE, também do COESI

Allan Robert Telles de Brito, técnico de ambas as equipes, afirma que sua experiência como Embaixador da Inovação foi fundamental para que este resultado fosse alcançado: “No evento dos Embaixadores da Inovação fizemos uma simulação de torneio FLL com pessoas que nunca vi na vida. E percebi que o que aprendemos é mais importante do que ganhar. Fizemos um belíssimo trabalho em equipe nessa simulação, cada um fez o que sabia de melhor. A troca de experiências foi fundamental no processo. Deixei de ser técnico para ser um competidor, e nessa hora “caiu a ficha” de que às vezes é necessário fazer essas trocas durante os treinos, nos posicionando como competidores para entendermos melhor os alunos. Ouvir foi a lição mais importante nessa troca de experiências.”

Para a professora Rosângela Nezi, da equipe FrancoDroid do Colégio Liceu Franco-Brasileiro, no RJ, “a troca de experiências e conhecimento com outros Embaixadores da Inovação auxiliou muito” na preparação de seu time, que levou o 2º lugar na categoria Trabalho em Equipe.

robotica, lego, fll

A equipe FrancoDroid, do Colégio Liceu Franco-Brasileiro.

Já a equipe Robots, do Centro Educacional Casulo em Rio das Ostras, no RJ, levou o prêmio por Gracious Professionalism. Trata-se de um dos conceitos mais importantes da FLL, que encoraja o espírito competitivo entre os participantes, mas sempre tratando outros membros da equipe e os concorrentes com respeito e gentileza.

robotica, lego, fll

Equipe Robots, do Centro Educacional Casulo.

Rosekel Schettino de Meirelles Maia, diretora da escola e apaixonada por robótica, também afirma que a oportunidade de conhecer outros professores, técnicos e pessoas interessadas em robótica em todo o Brasil foi um dos pontos altos de sua experiência como Embaixadora da Inovação. Participante de duas edições do “Embaixadores”, ela destaca a terceira edição do evento, focada nos primeiros anos da Educação Infantil, como especialmente valiosa, já que pretende ampliar os programas de robótica da escola para as crianças menores, com duas novas equipes participando de torneios regionais.

O evento em Curitiba marcou o fim das etapas nacionais da temporada 2017/2018 do Torneio Nacional de Robótica FIRST LEGO League (FLL). As equipes vencedoras do evento, que vieram de São Paulo, Goiás e Alagoas, irão agora competir em eventos internacionais nos EUA, Estônia e Hungria.

por | 29 / mar / 18 | Embaixadores

Seja você também um Embaixador da Inovação e ajude a transformar sua escola! Participe do Embaixadores da Inovação – Maker, de 14 a 15 de Maio de 2018 na sede da Microsoft em São Paulo.

Saiba mais sobre o Embaixadores da Inovação – Maker