fbpx

Conheça a história do Clarckson, e saiba como o Embaixadores da Inovação mudou a vida dele!

por | 21 / set / 18 | Embaixadores

As propostas do projeto Embaixadores da Inovação vão muito além da formação dos participantes: temas como Core Values e STEAM são introduzidos para a vida e rotina de quem os aplica. O Clarckson, da Permabrasilis, conta como foi essa inovação na vida dele! 

Não é apenas dentro da sala de aula tradicional que o Embaixadores da Inovação faz a diferença. O Clarckson Bartalini, ou Catito, como gosta de ser chamado, é um exemplo disso. Pai, educador, biólogo marinho, permacultor e empreendedor, ele é idealizador e fundador da Permabrasilis, uma empresa de prestação de serviços em Permacultura com ênfase na educação e perspectiva sócio-ambiental. E sua história, tanto antes quanto depois do Embaixadores da Inovação edição Robótica Educacional, que ele participou em agosto de 2018, envolve muita garra e persistência.

Catito tem diversos projetos voltados para educação, natureza e família, que mantém com sua companheira Érika. Ele conta que “em 2017, almejando fugir do cotidiano de violência urbana, optamos por residir na zona rural de uma cidade do interior de Minas Gerais, na serra da Mantiqueira (bairro rural Matutu, Aiuruoca). Na época, estávamos gestando nosso caçula, quando num dado momento, ao voltar de um encontro com a pessoa que cuidava do parto, colidimos com um caminhão duplo (eu tive falências múltiplas e entrei em coma grave, minha companheira retirou o baço, fraturou clavícula e antebraço, minha filha mais velha sofreu corte profundo no rosto, nosso mais novo foi protegido pela cadeirinha, o que estava sendo gestado, nasceu de parto humanizado sem complicações e se desenvolve muito bem). Após eu despertar do coma de 53 dias, ainda tive algumas sequelas e complicações.”

“Vencidas todas as dificuldades e complicações, ainda em recuperação, um amigo e orientador dos tempos de faculdade de Biologia Marinha, conheci a proposta da metodologia STEAM. Aprofundei a pesquisa sobre a temática, fui ficando muito motivado e entusiasmado em praticar e o quanto antes pudesse estar melhor fisicamente para exercer a atividade profissionalmente.”

“Assim, em Dezembro do ano passado iniciei uma ampla pesquisa sobre o assunto e, assumindo a turma na escola, iniciei também contatos com instituições nacionais e internacionais, buscando apoio e orientação, querendo conhecer o universo STEAM. Com o tempo e contatos, fui conseguindo alguns apoios de incentivo tanto moral como em equipamentos (alguns kits básicos da LEGO® Education e didático online). Fui ao mesmo tempo conhecendo e praticando, como uma relação de paixão. Encontrei uma ferramenta educacional que une entretenimento com desenvolvimento e aprendizado.”

“Envolvido, passei a ler mais sobre e li sobre o Embaixadores da Inovação. Fiquei tão interessado em participar que, de impulso, entrei em contato. A equipe analisou meu pedido de apoio para que eu conseguisse participar, e nós aqui em casa decidimos investir nessa ideia, pegamos o restante do nosso recebido do seguro por conta do acidente e pagamos o Embaixadores. Bom, participando daqueles dias engrandecedores, me dei conta de um universo muito interessante, tanto profissionalmente como de abrangência. Eu posso unir este novo saber com os saberes inerentes à Permacultura, e agora levar práticas para uma vida sustentável, com linguagem para o futuro, que dialoga demais com a interdisciplinaridade da dinâmica da vida e as tecnologias que ao longo do tempo, adotamos ao nosso cotidiano e culturalidade.”

“Agora, conhecendo as propostas do Core Values, a humanização das relações, entre outras propostas como a First® LEGO® League, a First® LEGO® League Junior, a Micro:Bit e a Cultura Maker… Uau! São tantas as possibilidades! Isso me fascina e estimula. Poder incentivar o surgimento de “equipes de paiol”, em locais de acesso remoto, poder levar saberes para automações de sistemas aplicados a técnicas da Permacultura, no apoio à pesquisa acadêmica em campo, monitoramento ambiental, meteorológico, ou mesmo automatizar hortas e afins pertinentes à vida rural aqui na montanha (e todo e qualquer lugar do nosso lindo e vasto Brasil)… Por aqui estamos todos muito empolgados. E eu, mais que honrado em ser esta ponte. Agora estou voltando para o LET’s GO Festival, mais do que empolgado a mergulhar mais e mais além.”

O Clarcskon agora é mais um Embaixador apaixonado pelo projeto e pelas inovações educacionais. O que acha de fazer parte desse time e sentir na pele essa vivência incrível? Participe da próxima edição do Embaixadores da Inovação, que será de Educação Infantil, nos dias 12 a 14 de Dezembro, em Curitiba – PR, e envolva o mundo da tecnologia educacional na sua vida também!

por | 21 / set / 18 | Embaixadores