fbpx

Participe da 1ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa, em Curitiba!

Um encontro de gestores, educadores, pesquisadores, empreendedores e desenvolvedores apaixonados por educação, que fomente a implantação da aprendizagem criativa em escolas e espaços de educação não formal de todo Brasil: esta é a 1ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa!

Nos dias 26, 27 e 28 de setembro, a sede da Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEED (Curitiba – PR) receberá a 1ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa (CBAC)! Um evento realizado pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, que conta com diversos palestrantes, mesas redondas, apresentações relâmpago, oficinas, e muito mais. Além disso, a CBAC inclui outros dois outros encontros em sua programação: o 2º Festival de Invenção e Criatividade do Paraná (FIC PR) e o 3º Encontro Estadual de Tecnologias Educacionais.

Conheça mais sobre a CBAC!

Para entender um pouco sobre como vai ser este evento completo e cheio de novidades, conversamos com o Eziquiel Menta, professor da SEED. Confira o que vem por aí!

O que é a Rede de Aprendizagem Criativa? Qual é o seu apoio e participação dentro dela?

“A Rede surgiu de uma ideia de um grupo de professores, para incentivar outros professores e pesquisadores para desenvolver atividades criativas nas escolas. O início foi com o site, que possuía um fórum e mapa de pessoas de todo Brasil que participavam das interações. Assim, foi se formando uma comunidade muito sólida, que promove reuniões, grupos e colaborações em geral, propostas pelos núcleos regionais de todo o país. Um deles é o SeedLab, que é um ‘laboratório maker’ da SEED, aqui no Paraná!”

Qual a importância da CBAC para o cenário da educação brasileira e paranaense atual?

“A CBAC é um sonho antigo do Paraná. Existem dados vindos do Scratch, o projeto de programação educativa criado pelo MIT Media Lab, que mostram que 1/3 dos conteúdos criados na plataforma são de paranaenses. Ou seja, o Paraná precisa de um evento deste tipo e tamanho.

O objetivo da conferência é, dentre outros, abordar a aprendizagem mão na massa, realizar uma troca de experiências, inovar na educação pública, dar voz aos professores, incentivar o papel do aluno como protagonista de sua educação, ou seja, fazer com que este aluno crie sua própria educação.”

Quais as expectativas e repercussões esperadas para o evento?

“Temos grandes apoios e atrações por vir, estamos muito animados. Temos apoio da Prefeitura, teremos vários atrativos diferentes, desde games até um planetário! Virão cerca de 300 pessoas só de fora do Paraná, totalizando mil pessoas presentes no evento. Falando em expectativas, queremos consolidar a CBAC como referência e compartilhar experiências entre os professores.”

Não deixe de participar!

O evento irá ocorrer na sede da SEED, em Curitiba – PR, na Av. Água Verde, 2140 – Água Verde. Conheça toda a programação, eixos temáticos e keynotes clicando aqui!

Qual Embaixador da Inovação é você?

Ser Embaixador da Inovação é estar à frente dos rumos da educação, levando a tecnologia para dentro das escolas. E nesta edição do projeto, focada em robótica, você pode escolher qual tipo de Embaixador você vai ser!  Na próxima edição do movimento Embaixadores da...