fbpx

O projeto MobilizAÇÃO vai mudar vidas. Participe desse desafio!

por | 12 / fev / 19 | Educacional

Criar um mundo mais justo e promover uma mudança significativa para várias famílias brasileiras são objetivos do MobilizAÇÃO, projeto colaborativo desenvolvido pelo Educacional em parceria com a TETO (instituição reconhecida internacionalmente por realizar inúmeros trabalhos em comunidades em situação de vulnerabilidade espalhadas por toda a América Latina). Quer mudar vidas também? Vem com a gente que detalhamos tudo a seguir!

Quando você era adolescente você já participou de ações sociais com o sonho de mudar o mundo? Eu já! Também conheço muita gente que usou toda sua energia em prol de algo grandioso e que ajudou a transformar a sua própria realidade e a de outras pessoas com o voluntariado.

Sobre o projeto MobilizAÇÃO do Educacional

Unidos, engajados e mobilizados, vamos criar, em 2019, pontes colaborativas para desenvolver inúmeras ações positivas, entre elas a construção de casas para pessoas em situação de vulnerabilidade, possibilitando aos alunos da sua escola uma vivência desafiadora e comprometida com o bem de sua comunidade.

Qual é o desafio principal?

Propor a alunos do 8.º ano do Ensino Fundamental até a 3.ª série do Ensino Médio desenvolver habilidades humanas, o caráter crítico, a responsabilidade social e a empatia com aqueles que enfrentam realidades muito diferentes.

Todos os alunos inscritos poderão participar do projeto em diferentes etapas.
Importante: Isso vale apenas para a fase da construção das casas, nela o aluno ou aluna deverá ter mais de 16 anos de idade. 😉 

Como vai funcionar?*

Desenvolvimento do Projeto

Etapa 1 – Apadrinhe um projeto
Levantamento de dados sobre o projeto escolhido pelos grupos e definição de como será a mobilização escolar em prol dele.

Etapa 2 – Mobilize sua comunidade
Mobilização de alunos para empreender a angariar fundos para viabilizar a construção da casa.

Etapa 3 – É hora de mão na massa!
Construção de um lar para pessoas em situação de vulnerabilidade com o apoio da TETO.

*Contamos aqui de forma bem breve, sua escola poderá conferir, de forma logada, as etapas completas aqui

Competências desenvolvidas durante o projeto (de acordo com a BNCC)

Além de envolver diferentes áreas do conhecimento, o MobilizAÇÃO possui um grande potencial para gerar situações nas quais serão trabalhadas as “competências gerais” estabelecidas pela nova Base Nacional Comum Curricular do MEC. Merecem destaque:

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade (fatos, informações, fenômenos e processos linguísticos, culturais, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e naturais), colaborando para a construção de uma sociedade solidária.

4. Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ ou verbo-visual (como Libras), corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e, com eles, produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao seu projeto de vida pessoal, profissional e social, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de origem, etnia, gênero, idade, habilidade/necessidade, convicção religiosa ou de qualquer outra natureza, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões, com base nos conhecimentos construídos na escola, segundo princípios éticos democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Assista o convite da nossa equipe e incentive a participação da sua turma. As inscrições abertas estão abertas até 30/03. Acesso logado no Educacional direto nesse link. 

 

por | 12 / fev / 19 | Educacional

Leve iniciativas engajadoras e temáticas para dentro da sala de aula.
Conheça todos os projetos do Planejamento Educacional 2019.