fbpx

Inventura incentiva a Educação 4.0 no Brasil

por | 29 / out / 18 | Educação 4.0

A Educação 4.0 trouxe novos recursos e desafios para as escolas. Nesse cenário novo, o professor se tornou um verdadeiro mentor, orientando os alunos a aprender por meio da resolução de problemas contextualizados por situações reais, que vão além dos conteúdos do currículo escolar. Mas como a escola deve incentivar os alunos a aprender de uma forma diferente?

O Inventura, o primeiro programa de Educação 4.0 do Brasil, ajuda a preparar os alunos do Ensino Fundamental a compreenderem um mundo em constante evolução! A solução utiliza a linguagem de programação e temas do cotidiano do aluno como ponto de partida para o aprendizado interdisciplinar com projetos.

Para quem indicamos o Inventura

A solução consiste em material didático curricular interdisciplinar, com livros de atividades e plataforma online de acompanhamento para alunos do 4º ao 9º ano do Ensino fundamental 1 e 2.

Conheça os pilares principais do programa educacional:

Veja o que nossa equipe tem a falar sobre a solução:

 

Como funciona?

Por meio dos diferentes níveis dos livros do Inventura, os alunos têm uma experiência de crescimento contínuo, resultando no aprendizado por meio das mais variadas atividades.

Os livros são divididos em 6 níveis diferentes:

  1. Desbravador Jovem
  2. Explorador Jovem
  3. Desbravador
  4. Explorador
  5. Legendário
  6. Mestre

Cada nível possui 24 atividades que estimulam, por meio de perguntas, o pensamento crítico e a solução de problemas, contextualizados com o mundo real, competências necessárias para preparar os alunos a enfrentar um mundo cada vez mais complexo e em transformação permanente.

Para realizar a atividades os alunos fazem uso do BBC micro:bit como ferramenta individualizada de aprendizagem. O BBC micro:bit é um hardware baseado em uma pequena placa programável que inspira a criatividade digital, ensina o fundamental da programação e possibilita a realização de infinitas ideias.

Aprender e fazer juntos!

A maior parte das propostas de atividades do Inventura estimula o fazer juntos. Elas foram pensadas com a intenção de promover o debate, a cooperação, o compartilhamento de ponto de vistas diferentes, a negociação, a divisão de tarefas, entre outras habilidades cognitivas importantes. Para que essa dinâmica funcione bem é importante que o espaço físico da escola propicie uma aproximação entre os alunos.

O programa de Educação 4.0 para o aluno levar para casa!

O objetivo do Inventura é oferecer ao aluno a possibilidade de continuar o aprendizado onde quiser, logo o BBC micro:bit vai dentro do material, oferecendo mobilidade à programação. O programa fica muito mais legal quando cada aluno leva para casa o seu aprendizado e conta com ajuda de sua família para resolver os desafios e atividades.

O Inventura é assim! Uma resposta educacional que transforma o aprendizado de programação em uma experiência fácil, imersiva e estimulante, baseada em projetos e na Cultura Maker.

por | 29 / out / 18 | Educação 4.0

Quer saber como levar o Inventura para sua escola?