fbpx

E-Book – Manual de Marketing Digital para escolas

Confira os motivos pelos quais o marketing digital para escolas é fundamental para atrair e fidelizar alunos.

Todo início de ano é uma nova fase de planejamento escolar. É hora de otimizar processos e discutir estratégias para o sucesso de alunos e professores durante o ano letivo. E por falar em estratégias, hoje vamos falar sobre uma que não pode ficar de fora da lista, e que será fundamental para a captação e fidelização de alunos: o marketing digital para escolas!

Diante da popularização dos canais online, e da constante presença digital de qualquer tipo de público, independente do nicho, se uma instituição de ensino visa se tornar referência no segmento, o marketing digital precisa ser forte, afinal, é uma maneira de interagir, informar, conquistar e fidelizar o público.

marketing digital para escolas

De acordo com uma pesquisa realizada em 2016 pela Resultados Digitais em parceria com a Rock Content, 69,3% das instituições de ensino consideram o retorno sobre o investimento (ROI) muito ou moderadamente positivo com o marketing offline. Com o marketing digital, o percentual sobe para 82,4%. E pense que agora, em 2019, o potencial de sucesso digital aumentou ainda mais, caminhando no sentido contrário do offline, que a cada ano vai ficando para trás.

Quando uma escola investe em um comercial de TV, por exemplo, além do custo de veiculação ser muito alto, a instituição só conseguirá medir o efeito dessa ação através do número de matrículas no final da campanha, o que, muitas vezes, não é positivo.

Pense que através do marketing digital, tudo pode ser medido a um custo baixo. É possível definir quais ações deram certo ou errado, de fato. Inclusive, você pode investir um valor mínimo inicialmente como forma de teste, medir os resultados, e, posteriormente, otimizar suas campanhas, seja investindo mais no que está dando certo ou ajustando o que deu errado. Enfim, no mundo digital, tudo (ou quase tudo) está no controle.

No entanto, antes desse trabalho entrar em cena, a equipe de marketing da escola precisa realizar alguns estudos:

  • Definir uma persona (estudo aprofundado das características)
  • Saber qual linguagem “conversa bem” com o público;
  • Pontuar e mostrar os diferenciais da instituição.

E QUAIS CANAIS DIGITAIS DEVO UTILIZAR?

Algumas ferramentas digitais podem (e devem) estar em sintonia para uma comunicação digital objetiva e eficaz. É o que chamamos de inboud marketing. Confira abaixo os principais canais em que sua escola deve marcar presença!

Site

Trate o site como uma vitrine digital da sua escola. Logo, quem visita-lo terá de achar todas as informações possíveis sobre a instituição, como histórico, missão, visão, valores, cases de sucesso, atualizações e acontecimentos presentes. Impacte e cause boa impressão!

Mas como causar essa boa impressão?

Invista em um layout bonito, atrativo e com um design sem muita poluição visual, com navegação fácil e intuitiva.

Fora as otimizações para a navegação mobile, é claro. O ideal é que o tempo de carregamento das páginas demore o mínimo possível e que o seu site seja responsivo, ou seja, próprio para qualquer tipo de dispositivo móvel, de maneira que textos, imagens e botões não se misturem ou fiquem desalinhados caso abertos no celular.

Blog

O blog é um canal muito forte quanto o assunto é marketing de conteúdo. Nele, é possível engajar o público através de assuntos mais complexos e pontuais, como notícias, comunicados ou conteúdos relevantes na área da educação. Transforme seu blog em um portal educativo!

Portanto, investir em conteúdo de qualidade no seu blog, é fundamental para um bom posicionamento da sua escola como uma geradora de informação.

E-mail Marketing

O e-mail marketing pode ser um grande aliado para turbinar o inbound marketing da sua instituição de ensino.

Através dele, você pode obter uma comunicação mais direta com seu público. Informar algo urgente ou dar uma notícia em primeira mão para um determinado grupo de pessoas através de um mailing de e-mails (apenas alunos do ensino fundamental II, por exemplo).

Redes Sociais

É muito provável que a grande maioria de pais e alunos da sua escola estejam presentes em, pelo menos, uma rede social. Sem contar que a navegação acontece diversas vezes por dia. Portanto, sua escola precisa estar lá, constantemente, oferecendo conteúdo de qualidade, divulgando eventos, mostrando mais sobre o dia a dia da escola, etc. Explore fotos, textos, vídeos, depoimentos de pais e alunos, e muito mais!

Estamos falando de um dos canais mais poderosos para incrementar sua estratégia inbound.

Quer ver mais detalhes sobre cada um desses canais? Então baixe gratuitamente nosso e-book “Manual de Marketing Digital para escolas” e entenda como a mídia online pode tornar a sua escola uma potência digital no segmento de educação.

Formação para professores e educadores: vem aí mais uma edição do Embaixadores da Inovação

A nova oportunidade de formação de professores e educadores será nos dias 25 a 27 de junho e contará com participação especial. Confira! Vamos combinar: não é todo dia que nós, imersos e apaixonados pela educação, temos a oportunidade de participar de uma formação...