O que é STEM?

O que é STEM?

por | 30 / ago / 17 | Robótica e STEM, LEGO® Education

O que é STEM? Se você acompanha o mercado de Educação já deve ter ouvido falar nesse termo. Mas, afinal, o que ele quer dizer? Hoje trouxemos esse assunto para o nosso blog, para desvendar o significado e a importância do STEM para as escolas e os alunos. Vamos lá?

A sigla STEM é um acrônimo em inglês usado para designar as quatro áreas do conhecimento: Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, and Mathematics).

No contexto educacional, o termo STEM hoje tem a função não só de identificar as quatro áreas, mas também de interligá-las, incentivando a aprendizagem interdisciplinar, com foco na aplicação prática do aprendizado. O ensino e a aprendizagem STEM carrega consigo a busca pela compreensão e pelo real impacto dessas disciplinas no mundo. Um dos grandes objetivos desse modelo de ensino é preparar estudantes de hoje para o mercado de trabalho do amanhã.

O autor do livro The case of STEM education (Bybee, 2013) deixa claro que o significado de STEM muda de acordo com o ambiente em que ele é aplicado. Dentro do contexto escolar, o autor considera que a educação STEM deveria contribuir em três frentes principais:

1. Desenvolver uma sociedade “antenada” e capacitada em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

2. Formar alunos e professores que sejam capazes de desenvolver as competências do século XXI dentro de um ambiente escolar integrado.

3. Gerar uma força de pesquisa e desenvolvimento em STEM voltada para inovação.

Dentro desse contexto, é fato que essa tendência educacional pode e deve começar a fazer a diferença em nosso país. Como educadores, devemos encarar de forma integrada o ensino do STEM enfatizando: o compartilhamento de conhecimento, a postura perante desafios, a habilidade de identificar perguntas e problemas da vida real, a capacidade de chegar a conclusões baseadas em fatos e evidências. Tudo isso de forma conectada, interligando as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e a Matemática e incorporando às aulas esse novo formato de desenvolvimento e aquisição do conhecimento e ainda de forma construtiva, consciente e reflexiva.

Hoje, novos esforços de reforma curricular para a próxima geração estão colocando muito mais ênfase nas quatro disciplinas, principalmente nos Estados Unidos. Isso reforça a grande tendência de implantação de ambientes STEM no Brasil, que já começam a despontar em escolas e instituições de várias regiões do país. Esse é um demonstrativo de que essas escolas estão preocupadas em manter as metodologias de ensino atualizadas e com os olhos nas tecnologias.

Quais os ganhos para os alunos?

  • Projetos que interligam as quatro áreas incentivam a motivação e colaboração dos alunos. Exemplos são aulas de linguagem de programação, aulas de Robótica, participação em feiras e olimpíadas de conhecimento, projetos interdisciplinares, visitas a museus, etc.;
  • A metodologia possibilita uma maior retenção de atenção nas atividades propostas;
  • Transferência da aprendizagem de uma situação para outra;
  • Aprendizado de habilidades essenciais para o hoje e principalmente para o seu futuro;
  • Os estudantes podem alcançar melhores resultados quando são desafiados a colocar a mão na massa para criar, planejar, desenvolver e implementar projetos que possam, de fato, impactar a comunidade em que vivem, sua cidade, país e até mesmo o mundo;
  • Com o aprendizado interdisciplinar, os estudantes tornam-se mais bem preparados para o ensino superior e o mercado de trabalho.

Próximos passos para implementação de STEM

Assim como as escolas estrangeiras, as instituições brasileiras precisam dar passos firmes e rápidos na inovação em suas metodologias. Buscar a implementação de programas de aprendizagem multidisciplinar baseada em projetos e ambientes STEM é um caminho para fazer isso acontecer.

Então educador, que tal oferecer experiências inovadoras de ensino para seus alunos? Conheça as soluções de STEM da LEGO® Education e se aproprie desta tendência educacional. Fale com a nossa equipe e vamos criar juntos ambientes e projetos de STEM em sua escola!

Para saber mais sobre STEM, clique no botão abaixo e baixe nosso material exclusivo.

Veja como foi a final nacional da OBR!

Neste ano entramos como apoiadores da OBR, com VC.Maker e BBC micro:bit e acompanhamos de pertinho como foi a final nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica, realizada de 7 a 10 de novembro em Curitiba (PR). Confira!