O que é a FLL? Descubra como funciona o Torneio de Robótica FIRST LEGO League!

Hoje o assunto do nosso blog é a FLL – sigla para FIRST® LEGO® League.  Reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre a competição, o que é, como funciona, como as equipes são avaliadas, quais são as etapas e, principalmente, por que achamos que sua escola não pode ficar de fora e os benefícios para os alunos que participam da competição. Vamos saber tudo sobre um dos mais importantes torneios de Robótica do mundo? 🙂

Afinal, o que é a FLL?

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) é uma competição internacional voltada para crianças de 9 a 16 anos, realizada em parceria da FIRST® com o Grupo LEGO®, e desenvolvida para despertar o interesse dos alunos em temas como Ciências, Matemática e Tecnologia dentro do ambiente escolar, inspirando e desafiando crianças e jovens a pensarem como cientistas e engenheiros.

 

A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da Engenharia, Matemática e Tecnologia. Por meio de uma experiência criativa, os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real, bem como projetar, construir e programar robôs autônomos com a tecnologia LEGO® MINDSTORMS® para cumprir as missões da mesa de competições em 2’30”.

“FLL encoraja as crianças a projetar, construir e programar suas próprias invenções inteligentes. Isso lhes permite não só entender a tecnologia, mas tornar-se mestres dela “. Kjeld Kirk Kristiansen

Proprietário e Vice-Presidente , Grupo LEGO

Como funciona

As equipes reúnem-se em times compostos por 2 a 10 integrantes, que podem estar associados a uma escola pública ou particular, um clube, uma organização ou simplesmente ser formado por um grupo de amigos, desde que orientados por um adulto. A cada ano, um novo tema é lançado e é ele que vai nortear o desafio da temporada e servir de base para provas a serem realizadas em todo o país. Mais sobre o torneio:

 

  • O torneio é anual e dividido por temporada. Elas sempre iniciam entre agosto e setembro de um ano e terminam em julho do ano seguinte, seguindo o calendário escolar norte- americano/europeu.
  • Possuem etapas regionais, nacionais e as fases internacionais.
  • Além do Torneio Mundial (World Festival), há os torneios abertos.

O desafio FLL

O desafio é baseado em um conjunto de problemas do mundo real, os mesmos vivenciados por profissionais como cientistas, engenheiros e educadores. Os participantes devem se preparar para 4 provas específicas. São elas: Desafio do Robô, Core Values, Design do Robô e Projeto de Pesquisa. Veja a seguir mais detalhes de cada etapa:

Desafio do Robô: como funciona esta etapa do torneio? 

Nesta etapa, as equipes projetam, montam, programam e testam robôs autônomos usando a tecnologia LEGO® MINDSTORMS® EV3. Os robôs são projetados e programados pelos membros da equipe para executar uma série de tarefas ou missões, durante partidas de 2 ½ minutos em uma mesa de competição que reflete o tema do mundo real para aquela temporada.

E os Core Values cobrados no torneio? 

Valores são grandes pilares na FLL e estão entre os elementos fundamentais do programa. Ao adotar os valores centrais, os participantes aprendem que competição amigável e ganho mútuo não são objetivos distintos e que ajudar um ao outro é fundamental para o trabalho em equipe. Nesta etapa os times são avaliados nas subcategorias: trabalho em equipe, inspiração e Gracious Professionalism™. Vale nesta etapa – e desde o início da equipe – ajudar o próximo sempre que possível e manter um clima amigável, em que o mais importante é participar, colaborar e competir! 🙂

Fique ligado! Conheça os 8 Valores fundamentais para participar da FLL!

Design do Robô 

Nesta etapa, o robô é avaliado nas subcategorias de desenho mecânico, estratégia e inovação e programação. As equipes apresentam seus projetos de robôs para os jurados que possuem a tarefa de selecionar os melhores que atendam os requisitos (realização das missões) dadas as limitações, como tamanho, uso de peças e software.

Projeto de Pesquisa 

Nesta etapa do torneio, as equipes devem escolher um tema que considerem interessante e criar uma solução inovadora. No último desafio da temporada 2016/2017, o tema era Animal Allies. Os participantes foram desafiados a identificar problemas de cooperação entre seres humanos e animais e desenvolver soluções inovadoras, um trabalho similar à rotina de profissionais como engenheiros ou cientistas de campo. Após esta etapa, as equipes compartilharam suas descobertas com os outros.

O tema deste ano é Hydro Dynamics e os alunos vão explorar a localização, uso, armazenamento e movimento da água. Mais informações sobre a temporada 2017/2018 aqui

Importante:

Em 29/08/2017, as missões detalhadas dos desafios serão publicadas nos sites FLL Robot Game e FLL Research Project.

Enquanto os desafios não são publicados, assista ao teaser da nova Temporada 2017/2018:

 

Benefícios para os alunos

Os estudantes que participam do Torneio:

  • Pesquisam e buscam soluções para problemas do dia-a-dia, sobre um tema escolhido pelos organizadores a cada ano;
  • Apresentam as suas pesquisas e propostas de solução inovadora;
  • Constroem um robô autônomo com o emprego de conceitos de engenharia.
  • São encorajados a pensarem como verdadeiros cientistas e engenheiros;
  • Aprendem de uma forma prática com divertimento, criatividade e ricas experiências de aprendizagem.
  • São estimulados a ultrapassar obstáculos;
  • Desenvolvem auto-estima e confiança nos participantes;
  • Aprendem a trabalhar em grupo, de forma colaborativa e cooperativa.

Sinta o clima FLL com essa galeria de fotos de participantes de todo o mundo:

 

Veja a experiência de quem já participou da FLL! 

Fizemos uma entrevista exclusiva com o professor José Ricardo, da Escola Municipal São Miguel,de Curitiba (PR), que foi considerado o melhor técnico de robótica do Brasil, durante a realização do Torneio Nacional de Robótica FLL First Lego League Temporada 2016/2017. Veja o conteúdo aqui!

Agora que já sabe como funciona a FLL, chegou a hora de incentivar as turmas da sua escola a participarem do Torneio!

Fonte: Site FIRST LEGO League.

Clique no botão abaixo para saber mais sobre as nossas soluções LEGO® Education e como as suas metodologias de robótica e STEM ajudam a desenvolver e melhorar o nível de suas turmas na escola.

Compartilhe

Compartilhe com seus amigos!