Conheça o projeto de robótica do Centro Educacional Adalberto Valle

por | 06 / nov / 17 | Robótica e STEM

O uso de programas inovadores e as aulas de robótica educacional já estão trazendo grandes resultados para os alunos do Centro Educacional Adalberto Valle em Manaus, AM. Quem nos conta sobre as iniciativas é Moises Ricardo, educador que conduz o projeto de robótica com alunos do Ensino Fundamental. Em entrevista, falamos sobre os benefícios da inovação educacional e também sobre a participação na 1ª edição do programa Embaixadores da Inovação. Confira a entrevista a seguir:

Positivo TecEduc – Como foi participar da 1ª edição dos Embaixadores da Inovação? 

Participar do evento dos Embaixadores da Inovação foi uma experiência única. Tive a oportunidade de conhecer diferentes pessoas de localizações diversas e culturas variadas. Porém, todos com o mesmo objetivo: buscar o aprendizado com o intuito de melhorar o conhecimento para ser implementado nas escolas. Para minha experiência pessoal foi muito legal porque às vezes, quando você participa de certos eventos, acaba encontrando algumas pessoas que não se dispõem a ajudar as outras. Nesse evento ocorreu totalmente o contrário. Todos eram participativos, interessados e dispostos a ajudar uns aos outros. Uma experiência incrível que eu recomendo!

Positivo TecEduc –  O que achou do programa?      

A programação foi muito feliz na organização do evento. Os horários estavam bem definidos e todas as atividades bem organizadas. Fico muito à vontade para falar que a empresa Positivo está de parabéns pelo programa, pela parceria e pelas atividades desenvolvidas.

Positivo TecEduc – Como acha que o aprendizado de STEAM se relaciona com o futuro dos estudantes que estão hoje na escola?

É um conjunto de aprendizado que faz com que o aluno chegue à excelência de forma divertida. Além do estímulo do raciocínio lógico, as atividades contribuem para a criatividade e o relacionamento interpessoal dos estudantes.

Positivo TecEduc – Em sua opinião, quais os benefícios que a cultura da inovação pode trazer aos alunos e a comunidade escolar?

As crianças hoje já nascem envolvidas com a tecnologia no cotidiano. A escola que não inova, que não tenta se atualizar e não busca estar no mesmo universo onde seus alunos se encontram, vai ficar para trás e gerar prejuízo no aprendizado deles. O grau de informação que as crianças já trazem para dentro de sala de aula é muito grande, por isso é necessário buscar ensiná-los de forma atrativa para que possam interagir nas atividades.

Positivo TecEduc – Como é realizado o trabalho de robótica educacional na sua escola?  

Trabalhar com robótica na escola onde eu trabalho é apaixonante. Os alunos gostam bastante da aula e ninguém vê o tempo da aula passar. A concentração, empolgação e o interesse deles é fantástico. Com essas atividades que a gente vê na íntegra o interesse dos jovens, as construções e as resoluções de situações problemas. Tudo isso gera um efeito muito positivo. A gente vê até alunos de outras escolas querendo vir para nossa em função das aulas de robótica.

Positivo TecEduc – Quando começaram as atividades de robótica?      

Os projetos de robótica tiveram início em 2010, ano em que começamos a participar da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) no módulo teórico, ou seja, de uma forma mais tímida. No processo de aprendizado, compramos alguns kits de robótica e fizemos muitas atividades trabalhando com materiais recicláveis,  pela dificuldade de encontrar materiais que fossem dentro de um preço e um custo acessível. Porém, desde 2014 ganhamos consecutivamente a Olimpíada Brasileira de Robótica no módulo teórico, principalmente na modalidade Minicurso. Estamos desde o ano de 2014 representando o estado do Amazonas na competição. Ainda que não sejamos uma escola técnica, estamos sempre marcando presença na competição em função da qualidade do ensino da escola. É fácil ensinar robótica em uma escola onde tem uma base de educação tão sólida.

Positivo TecEduc – Como é a estrutura da equipe de robótica do Centro Educacional Adalberto Valle (CEAV)?

As atividades de Robótica começaram em 2010. Inicialmente eu trabalhava como professor de Matemática pelo turno matutino e no turno vespertino eu tinha alguns horários disponíveis para implementar o projeto de robótica. Em função dos resultados que a escola vem obtendo e a confiança que os pais, a gestão da escola e os próprios alunos vem apresentando, hoje eu trabalho somente com a robótica e conto com o auxílio de mais duas pessoas: professor Kleber e o professor Douglas que me ajudam na dinâmica, na elaboração das aulas, nas organizações e no acompanhamento junto com os alunos durante as competições. Hoje nós estamos atendendo 12 turmas, sempre trabalhando no contra turno de forma a não prejudicar os estudos dos alunos. Com os resultados alcançados temos plano de aumentar ainda mais as turmas.

Positivo TecEduc –  Já participaram de torneios de robótica?   Pode nos contar resumidamente como foi a experiência?

Sim, na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e em Competições livres (SP, MG)

Em uma competição de robótica a sensação é indescritível. Ver os alunos se envolvendo, colaborando e um ajudando o outro para que no final saia um ótimo resultado.

A vibração deles em ver que aquilo foram eles que produziram e a troca de conhecimento que eles fazem com outros alunos é algo que eles valorizam muito. Outro ponto positivo é que eles até fazem novas amizades durantes os campeonatos.

Positivo TecEduc –  Vocês também implementaram o Pense Matemática na escola. Como está sendo o trabalho com a solução na disciplina de Matemática?

Moises – O Pense Matemática é uma realização profissional para os professores, pois as aulas se tornam ainda mais empolgantes. Os alunos não veem a hora e o dia para aula acontecer. Nessas aulas, os alunos produzem as atividades e até cobram quando veem a gente no corredor. “Quando é que vai ter aula de Matemática?”

Aqui do Colégio Adalberto Valle em Manaus Amazonas, nós, professores e alunos estamos apaixonados pelas aulas do Pense Matemática.

Para mim, como professor de Matemática, está sendo maravilhoso ver os alunos empolgados com a aula e com as atividades realizadas. É interessante vê-los perguntando no corredor sobre os resultados e o que vai ser feito na aula seguinte. Anteriormente, era difícil competir com a aula de educação física, por exemplo. Hoje com o Pense Matemática, as aulas se tornaram bem mais divertidas e a Matemática se tornou uma das disciplinas mais esperadas pelos alunos.

Positivo TecEduc –  O que você diria para um educador que está pensando em adotar ações inovadoras assim como o Centro Educacional Adalberto Valle realiza?

Moises – Eu só tenho a recomendar que todos os colegas busquem as inovações educacionais para serem implementadas nas suas escolas. Eles vão ver como vai animar toda a comunidade escolar (equipe da escola, alunos e professores). Falo pela minha experiência em implementar a robótica e ajudando as coordenadoras do CEAV a implementar o Pense Matemática em nossa escola, onde nós fizemos formação com os professores os auxiliares. Hoje eu vejo a alegria, tanto dos professores, auxiliares, alunos e pais, em verem a implementação de novas tecnologias na escola. Eu só digo: procure se informar sobre essas ações inovadoras. Aqui no Colégio Adalberto Valle está sendo um sucesso!

Diria que no mundo em que estamos, onde a tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia, torna-se mais do que necessário essa implementação de ações inovadoras. Caso contrário, tanto o educador como a escola podem comprometer o aprendizado do aluno. A educação deve acompanhar as mudanças que acontecem no mundo e estar sempre se atualizando. O Colégio Adalberto Valle, por exemplo, obteve bastante sucesso nos resultados com o programa Pense Matemática e de robótica.

Gostou da entrevista de hoje? Chegou a hora de ver as turmas do colégio durante a prática das aulas de robótica! Veja abaixo a galeria com fotos de uma aula realizada em 06/11 (segunda-feira) no período da manhã:

por | 06 / nov / 17 | Robótica e STEM

Incentive o trabalho de STEAM na sua escola e prepare os seus alunos para o hoje! Torne-se um Embaixador da Inovação na sua escola. Participe da 2ª edição. 😉