As propostas do Educacional Projetos para 2018!

por | 03 / jan / 18 | Positivo TecEduc

São várias propostas do Educacional Projetos para 2018. Veja o que preparamos para as escolas conectadas ao Educacional e participe com seus alunos!

Um novo ano letivo oferece inúmeras possibilidades para os professores e alunos. Todos os anos, o Educacional lança projetos colaborativos que conectam alunos de todo o Brasil e que incentivam a interdisciplinaridade, a interação e a troca de conhecimento sobre experiências vivenciadas.

O programa de atividades do Educacional Projetos 2018 já está disponível e viemos hoje apresentar brevemente cada uma das propostas para ajudar o professor a planejar o trabalho pedagógico com as suas turmas. Fique atento ao cronograma do planejamento pois cada projeto colaborativo, oficina do texto e concurso têm o seu calendário próprio.

As atividades do Educacional Projetos para 2018 foram divididas em três eixos temáticos:

Eixo Investigação Matemática: 

O foco principal deste projeto é sobre o raciocínio lógico, e a participação, que é realizada de forma individual, exige o uso da imaginação e da criatividade na elaboração de estratégias para responder às questões propostas. A qualidade dos desafios torna os temas interessantes para debate, na classe e em casa. Acesse para saber mais.

Neste projeto os alunos produzem imagens que mostram contrastes visuais (como “grande e pequeno” ou “perto e longe”), ilusões de ótica e cenas vistas sob perspectivas surpreendentes. Os professores podem relacionar a produção das imagens com algumas aulas de Matemática. Ao final da proposta vamos criar uma galeria virtual interessantíssima. Leia a proposta na íntegra

Um projeto que abre novas possibilidades para a pesquisa, para o compartilhamento de experiências e resultados, para a interação com participantes de todo o país. A apresentação dos trabalhos deve ser feita em um formato científico, por meio de um pôster virtual. Um júri oficial e o júri popular premiarão as melhores propostas. Também renovamos nossa parceria com a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), e o melhor trabalho participará desse importante evento, promovido pela USP, em São Paulo. Confira!

Concurso de fotos em que o aluno deve criar cenários criativos ou capturar momentos do cotidiano, em que apareçam ao menos uma bola. Ao final do concurso, será apresentado em uma grande galeria nacional virtual.
Mais detalhes aqui.

Eixo Comunicação e Linguagem

Cada coautor dessa oficina do texto, com enredo de Ilan Brenman e ilustração de Sérgio Magno que vai decidir se a personagem Tuitui será uma menina ou um menino e o que vai costurar, escolhendo e ordenando as cenas, usando sua sensibilidade e imaginação para criar uma história única. Conheça a proposta.

Oficina do Texto com a participação de Ziraldo, que buscou inspiração em um de seus livros favoritos, o grande clássico “As Viagens de Gulliver”, romance satírico do irlandês Jonhatan Swift, publicado pela primeira vez em 1726. Uma ótima oportunidade de desenvolver habilidades que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem, além de ampliar a visão de mundo dos participantes. Opção de escrita em Inglês e Espanhol. Veja mais detalhes.

No ano em que a Copa do Mundo de futebol acontece na Rússia, Ziraldo e o Menino Maluquinho exploram esse grande país, com sua riquíssima diversidade geográfica e cultural. Os estudantes é que decidirão o roteiro e o conteúdo dessa oficina do texto, pesquisando e aprendendo sobre esse país tão importante. Acesse e veja o detalhamento desta oficina.

Uma proposta inspirada nas histórias de ficção científica, que vai transformar uma sala de aula e uma turma no centro de redação de um jornal que relata uma viagem no tempo! Os textos podem ser ilustrados com imagens pesquisadas em um grande banco dividido em diferentes categorias. Professores das mais diversas áreas podem envolver suas turmas em uma experiência divertida e educativa, com muita colaboração, debate, pesquisa, imaginação e autoria. Planeje suas aulas, saiba mais.

Uma proposta que explora o grande interesse que as minisséries despertam nos jovens, além de propor um desafio complexo e instigador: cada turma inscrita deverá criar, descrever e registrar cenas de uma minissérie! Veja como participar.

Eixo Cidadania e Sustentabilidade

Uma proposta em que turmas de todo o país participam da construção de um grande retrato do Brasil, visto sob o olhar e na voz das crianças. Cada turma terá como tarefa escolher, registrar e apresentar um parque ou uma praça de sua cidade para as outras turmas participantes do projeto. Planeje essa atividade.

Em 2018, as turmas de Educação Infantil vão se envolver em eleições que acontecerão em um jardim! A cada ano eleitoral, o interesse das crianças é despertado, pois elas percebem o quanto o assunto chama a atenção dos adultos. O projeto apoia-se sobre esse interesse para oferecer uma proposta interativa e lúdica, envolvendo turmas de todo o país. Incentive a participação da sua turma.

Em 2018, o Ensino Fundamental I participará de eleições que vão acontecer no mundo jurássico, e os candidatos serão diferentes tipos de dinossauros, agrupados em quatro partidos políticos: carnívoros, herbívoros, blindados e velocistas. Uma proposta que explora o interesse pelas eleições nacionais para promover atividades que envolvam interação e debates, escrita, análises e paródias da realidade política nacional, imaginação e criatividade. Entenda melhor o projeto.

Gostou das propostas? A Positivo incentiva o trabalho colaborativo de diversas formas, seja por meio do Educacional, com as dinâmicas do Pense Matemática ou em programas de locação de conjuntos LEGO® Education. Entre em contato e veja como podemos incentivar ainda mais a colaboração na sua instituição de ensino. 😉  

por | 03 / jan / 18 | Positivo TecEduc

Participar de projetos colaborativos é incentivar a Educação 4.0 na sua escola. Entenda melhor sobre este novo conceito!