Resolução de problemas reais na Educação

por | 14 / jul / 17 | Pense Matemática

O tradicional método de repetição, memorização e treinamento, amplamente utilizado na Educação, está dando lugar a uma estratégia didática muito mais eficaz: a resolução de problemas reais. Embora não seja uma novidade — resolver problemas onde o homem se encontra é o modo como o conhecimento começa a se desenvolver — essa metodologia vem sendo adotada como uma maneira mais eficaz de ensino e aprendizagem, já que enfatiza a compreensão pelo aluno.

Usar situações-problema reais é uma prática de grande contribuição para todas as áreas de conhecimento, em especial para o ensino de Matemática. Quando os alunos são desafiados a transpor o raciocínio utilizado para o estudo de outros assuntos, é despertado o interesse e a curiosidade, que possibilita a descoberta do novo e faz com que desenvolvam a criatividade e autonomia para buscar soluções.

Conteúdo didático ganha sentido quando aplicado em problemas reais

Ao enxergar a Matemática em situações práticas, é mais fácil assimilar o conteúdo didático, assim como entender a aplicação e a importância dela em todos os contextos sociais, permitindo a compreensão do mundo à nossa volta.

Em um estudo exploratório relatado no livro “Na vida dez, na escola zero” (Cortez Editora, 1996), foi notada uma grande discrepância no desempenho dos alunos ao responder questões em contexto informal e contexto “escolar”. Quando colocados diante de questões sem qualquer relação com a vida real, até mesmo alunos com maior conhecimento matemático encontraram dificuldade na resolução.

“(…) a análise lógica implicada na solução de um problema facilita a realização da operação, por inseri-la num sistema de significados bem compreendidos, ao invés de constituir uma habilidade isolada que é executada numa sequencia de passos, os quais levariam à solução. (…) Quando o problema era apresentado de forma simbólica, sem ligações com atividades reais, a sujeitos com alto nível de inteligência (…) raramente ocorriam acertos na tarefa.”

Na vida dez, na escola zero

Cortez Editora, 1996

Como propor a resolução de problemas

A habilidade de resolver problemas precisa ser estimulada constantemente e de formas diferentes. Não somente os contextos dos problemas precisam variar, mas também o modo como essas situações se apresentam. Quanto mais desafiadoras para os alunos, melhor!
Mais do que estimular a encontrar as respostas corretas, é necessário encorajar a confiança dos alunos para adotar estratégias pessoais e, assim, resolver os problemas.

A seguir, a professora doutora Alina Galvão Spinillo fala sobre o papel da resolução de problemas no ensino da Matemática e como esse método pode ser usado para ensinar conceitos matemáticos:

Resolução de problemas reais na sua escola

Aprender Matemática pela resolução de problemas é uma das premissas do programa Pense Matemática, que mobiliza recursos tecnológicos e saberes para estabelecer novos parâmetros e dar sentido às aprendizagens!

Para isso, oferece Dinâmicas de aula, que são roteiros completos pensados para incentivar a criação de estratégias para a resolução dos problemas propostos e a discussão dos procedimentos adotados por cada um, valorizando os percursos individuais e possibilitando a análise e reflexão do pensamento matemático. As situações-problema são apresentadas em diferentes contextos e roupagens, de modo a serem familiares para os estudantes.

Na Arena, as atividades são adequadas conforme o ano de escolaridade dos alunos. Para os anos iniciais, há jogos e desafios lúdicos e, a partir do 3.º ano, há concursos e competições nacionais virtuais que exploram a Matemática de forma instigante.

por | 14 / jul / 17 | Pense Matemática

Clique no botão abaixo para baixar nosso Relatório de Ensino da Matemática no Mundo e conhecer novas práticas e metodologias de ensino da disciplina inovadoras e transformadoras!

Escola conectada: conheça a solução Pense Matemática

Que tal transformar a Matemática em uma disciplina encantadora e repleta de significado para os seus alunos? Você precisa conhecer o programa Pense Matemática, uma solução da Positivo Tecnologia Educacional que atua de forma complementar no desenvolvimento das...

Compartilhe

Compartilhe com seus amigos!