fbpx

Além da dinâmica: horta ajuda alunos a aprender Matemática, Ciências e sobre alimentação saudável

por | 05 / dez / 18 | Pense Matemática

Podemos identificar a presença da Matemática em vários aspectos do nosso dia a dia, inclusive em uma horta.

A professora da ESI – Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Cascavel (PR) resolveu ir além da dinâmica “Matemática na horta’’ do Pense Matemática e comprovar isso na prática!

Além de incentivar o aprendizado interdisciplinar de matemática, ciências e alimentação saudável, a professora Evandréia Fischer Rós encorajou seus alunos do 1º ano A a cuidar da horta, plantar, colher e comer de uma produção de alfaces. Saiba como foi essa experiência!

Muito além da atividade da sala de aula

O objetivo inicial da atividade do Pense Matemática era explicar aos alunos como acontece o plantio de alfaces e tomates bem como os seus procedimentos de cultivo (verificar tanto as medidas de comprimento quanto as medidas de tempo para entender como funciona o dia a dia de um agricultor).

Mas, a professora Evandréia resolveu colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante as aulas e dinâmica e proporcionar uma experiência real aos seus alunos.

Ela reuniu todos os conteúdos trabalhados em sala de aula (como seres vivos, solo, plantas e suas partes) e levou a turminha para a horta da escola.

Lá os alunos puderam criar o seu próprio canteiro de hortaliças (alfaces), onde plantaram, regaram e cuidaram das mudas durante 40 dias.

Veja uma linda galeria de fotos da atividade:

Como foi criar uma horta com os alunos?

 

‘’Para os alunos foi emocionante, pois alguns ainda não tinham tido o contado com a terra desta maneira.  Em cada rostinho vi a alegria e o entusiasmo de que o conhecimento foi adquirido.  Posso dizer que fui mais além, plantei em cada criança, o amor, o cuidado e a dedicação.  Crianças não precisam ser treinadas, precisam ser guiadas e com muito amor”.

Evandréia Fischer Rós

Professora do 1º ano A ESI , Colégio Nossa Senhora Auxiliadora

Resultados da atividade

O registro da atividade envolveu as etapas desde o plantio, crescimento até o momento correto da colheita. E olha que bacana! Além de ensinar como manusear o solo e seus cuidados, a professora ressaltou sobre a importância de consumir alimentos saudáveis e seus benefícios para o corpo humano.

Com a colheita veio o desafio: os alunos deveriam degustar junto com sua família a hortaliça colhida e fazer o registro através de foto e enviar para a professora.

Pela carinha de alegria dos alunos vimos que teve uma turma que adorou comer sua própria saladinha. 😉

E aí, você gostou da atividade de hoje? Aproximar a Matemática escolar do cotidiano é uma das tarefas do educador e precisamos alavancar este movimento.

Que tal incentivar iniciativas interdisciplinares por aí também, hein?!

por | 05 / dez / 18 | Pense Matemática

Quer conhecer mais dinâmicas para trabalhar Matemática com seus alunos? Visite a página do Pense Matemática e confira essa nova maneira de ensinar e aprender a disciplina.