Como incorporar as dinâmicas de aula na rotina escolar

por | 05 / set / 17 | Pense Matemática

O programa do Pense Matemática apresenta uma série de 32 dinâmicas para cada um dos dois últimos níveis da Educação Infantil. Ao longo de 2017, novas dinâmicas serão publicadas a cada mês, e todo o conjunto fica disponível para ser levado pelos professores para sala de aula.

Confira nossas dicas de como o professor pode se organizar para incorporar as dinâmicas à sua rotina de trabalho:

1) Reserve um momento para a aplicação das dinâmicas

Ter um horário reservado garante o espaço do Pense Matemática dentro da rotina escolar, que é sabidamente muito corrida. Caso haja algum imprevisto no dia planejado, não há problemas que a dinâmica seja aplicada em outro momento da semana. O importante é que seja feita uma dinâmica por semana com cada turma.

2) Domine o conteúdo e a proposta de encaminhamento

Cada dinâmica do Pense Matemática vem acompanhada de orientações didáticas para que o professor fique bem seguro para levar as propostas de atividades para sala de aula. É muito importante, então, que essas orientações sejam assistidas e lidas com antecedência. Um vídeo e um documento em formato PDF traz todas as orientações necessárias para o professor dominar o conceito de cada dinâmica.

3) Organize os recursos e reserve o espaço físico com antecedência

Algumas dinâmicas exigem maior espaço do que o disponível em sala de aula. As dinâmicas também envolvem uso de recursos concretos e/ou digitais que precisam ser providenciados pelo professor. Há vídeos para assistir, materiais para imprimir, sugestões de discussões. Conhecer antecipadamente cada um dos passos propostos vai garantir que o professor se sinta confortável para encaminhar as atividades com seus alunos e também pensar em adequações das propostas.

4) Verifique se há algum passo que o aluno precise fazer em casa

Algumas dinâmicas podem envolver tarefas que os alunos devem fazer em casa, antes ou depois do dia da aula, e enviar para Galerias de Resultados. Para esses casos, preparamos um bilhete para contar sobre a tarefa para os pais. O professor pode, no entanto, adaptar a proposta caso ache inviável envolver a família na atividade. Mas é bem importante que entenda os objetivos da proposta para que possa fazer adaptações nela.

5) Confira se está tudo preparado para o dia da aplicação da dinâmica

Garantidas as etapas de planejamento e organização, está tudo ok para a aplicação da dinâmica. Chega a hora de o professor criar o clima de envolvimento dos seus alunos com as propostas de trabalho, dando oportunidade para os alunos trabalharem colaborativamente.

6) Envolva seus alunos na produção de registros para guardar no lapbook

Cada uma das dinâmicas da Educação Infantil deverá gerar um registro individual para ser guardado no lapbook. Cada dinâmica traz, portanto, um PDF com os cartões que devem ser utilizados, assim como a orientação de como o registro deverá ser produzido. Esse é um dos materiais que precisará ser providenciado pelo professor antes de cada dinâmica.

7) Faça seus registros da dinâmica para enviar para o Portfólio da turma

Os professores da Educação Infantil têm a importante tarefa de fazer os registros para enviar como resultado final para cada uma das dinâmicas. Essa produção vai servir como uma espécie de documentação da participação da turma no Programa Pense Matemática, e pode ser um material bem bacana para ser explorado em encontros com as famílias.

8) Pronto? Agora só falta concluir a dinâmica!

O professor precisa clicar no botão “Concluir a Dinâmica” para que o sistema possa consolidar os dados para geração dos relatórios. Nesse momento é convidado também a avaliar o conteúdo da dinâmica e deixar seus comentários e sugestões. Esse feedback é muito importante para que nosso Programa possa ser aperfeiçoado.

9) Faça seu controle do cumprimento do Programa

Na página “Ver Todas”, o professor pode visualizar todo o programa de dinâmicas de cada uma de suas turmas. As dinâmicas continuam disponíveis mesmo fora do mês de publicação. Os professores que, por qualquer motivo, deixaram de fazer uma delas, poderão fazer a reposição quando quiserem.

10) Compartilhe os resultados com sua comunidade escolar

Em pouco tempo de utilização, os professores vão descobrindo o quanto é fácil incorporar as dinâmicas do Pense Matemática à sua rotina semanal. E os registros feitos, tanto por eles quanto por seus alunos, vão dando tangibilidade ao Programa! Eles permitem o importante trabalho de compartilhamento dos resultados com os outros professores da escola e também com as famílias dos alunos.

Traçamos 7 Premissas da Matemática, com o objetivo de tornar o processo de ensino estimulante, participativo e repleto de descobertas. Clique no botão abaixo para baixar o nosso material e saber mais!

Escola conectada: conheça a solução Pense Matemática

Que tal transformar a Matemática em uma disciplina encantadora e repleta de significado para os seus alunos? Você precisa conhecer o programa Pense Matemática, uma solução da Positivo Tecnologia Educacional que atua de forma complementar no desenvolvimento das...