Como a Matemática pode influenciar a nossa forma de ver o mundo?

por | 24 / ago / 17 | Pense Matemática

Afinal, como a Matemática pode influenciar a nossa forma de ver o mundo que nos cerca?

Este importante questionamento nos leva a refletir sobre a renovação do ensino de Matemática. Estamos mais habituados com essa questão colocada de forma mais simples, como por exemplo: Por que ensinar Matemática? E as respostas mais tradicionais a essa questão dão ênfase a dois aspectos principais: aprender Matemática é importante porque desenvolve o raciocínio lógico e é importante para o nosso sucesso profissional.

Sem negar a importância desses dois aspectos é possível, e necessário, irmos além deles. Neste post, vamos discutir esses dois objetivos de ensino consagrados, buscando enriquecer as nossas concepções sobre a aprendizagem da Matemática e seu papel em nossa visão do mundo e sua importância na função social da disciplina:

Novas ideias sobre importantes aspectos!

1- Desenvolver o raciocínio lógico

Há uma certa ingenuidade na formulação desse objetivo, que só parece válido quando as tentativas de ensinar Matemática são bem-sucedidas. Para o grande número de estudantes que encontram dificuldades para aprender Matemática, ela acaba ajudando a desenvolver a aversão à toda a cultura científica e à racionalidade que a Matemática traz. Outra crítica aponta o fato de que há inúmeros caminhos para desenvolver o raciocínio e a Matemática é apenas um deles. E existem críticos que relembram que, há muito tempo atrás, o ensino do Latim era obrigatório e justificado pelo mesmo objetivo de “desenvolvimento do raciocínio”.

Mas, apesar destes argumentos, é necessário reconhecer a especificidade da Matemática como uma área muito especial da atividade humana. A linguagem matemática, suas regras e seus símbolos, é uma herança cultural única, uma grande conquista que merece ter suas bases conhecidas e significativamente apropriadas por cada estudante. Aprender Matemática, com sentido, é de fato um recurso importante para o desenvolvimento da inteligência e do raciocínio. Mas é também mais do que isso, e abre todo um novo rol de potencialidades de interação com outras pessoas e com o mundo. Quem domina a linguagem matemática tem acesso a interações e a percepções que enriquecem a vida, e não apenas o raciocínio. O que nos leva ao próximo item da visão tradicional sobre a importância de aprender Matemática:

2 – A Matemática é importante para o sucesso profissional

Essa é uma visão muito incompleta e, infelizmente, sabemos que as dificuldades de aprendizagem em Matemática muitas vezes colaboram não apenas para o sucesso, mas para o “fracasso profissional”. A crítica a essa visão começa por uma afirmação importante: a educação não existe para formar profissionais, mas sim para formar pessoas. E, na formação de pessoas, a Matemática deve ter seu papel enfatizado. Estudantes que deixam a escola com um bom domínio dos fundamentos da Matemática têm sua visão de mundo positivamente transformada em diversos sentidos: a capacidade de calcular permite engajar-se lucidamente em diversas situações envolvendo dinheiro ou projetos pessoais e profissionais; o domínio com sentido de conceitos e de grandezas matemáticas permite uma compreensão maior de grandes questões que afetam nossas vidas e nosso planeta, e possibilitam uma apreciação maior de notícias envolvendo descobertas científicas e campos do conhecimento como, por exemplo, a geologia ou a astronomia. Pessoas que dominam a Matemática também aumentam o seu potencial de fruição estética, na medida em que se tornam mais sensíveis à percepção da existência de padrões, no mundo, na arte e na própria Matemática. Existe uma imagem dos matemáticos como pessoas que podem ser excessivamente racionais, e até frias, pela sua paixão pelos números, fórmulas e abstrações. Essa é uma critica que merece ser ponderada e, em nossas escolas, o trabalho com a Matemática deve ser integrado a um projeto de ampliação de horizontes de interesse, aceitação da diversidade e de sensibilização ao outro. Nesse contexto, a Matemática tem um importante papel de enriquecimento e de ampliação da forma de ver o mundo de cada aprendiz.

Como a Matemática pode influenciar a nossa forma de ver o mundo?

Em resumo, enriquecendo nossa cultura, inteligência, capacidade de diálogo e o nosso senso estético. Nobres tarefas para a mais nobre das disciplinas!

por | 24 / ago / 17 | Pense Matemática

Para conhecer novas práticas transformadoras de ensino da matemática, clique no botão abaixo para baixar nosso Relatório de Ensino da Matemática no mundo.

Compartilhe

Compartilhe com seus amigos!