Colégio Crescer vai muito além da dinâmica do Pense Matemática em sala de aula!

por | 06 / set / 17 | Pense Matemática

Hoje viemos contar um pouquinho como a equipe do Colégio Crescer, de Campinas, São Paulo, organizou uma aula com dinâmica do Pense Matemática para as turmas do 1º ano do EF. Veja que legal: eles foram muito além da proposta e tornaram o momento em algo ainda mais especial para os alunos. Confira!

Em setembro, as turminhas do 1º ano do Colégio Crescer realizaram a dinâmica ‘’Abra a Boca’’ do Pense Matemática. Essa proposta tem o objetivo de mostrar como a Matemática está inserida no Trabalho e mostra situações-problema relacionados à dentição, envolvendo a idade, a troca e o nascimento dos dentes permanentes. Após a professora conversar com os alunos sobre a dentição, os alunos assistiram a um vídeo do Pense Matemática com informações sobre a arcada dentária. E depois, para gerar ainda mais interesse ao tema e ir além da Matemática, a escola adicionou um toque a mais nessa dinâmica tão interessante!

A equipe convidou a ex-aluna Ana Paula Réquia, estudante do último semestre do Curso de Odontologia da UNESP, para dar uma aula sobre a importância da escovação e também falar sobre as características das dentições.

A turminha aprendeu como fazer a escovação corretamente, principalmente agora que eles começaram a ter dentes permanentes! A Ana Paula avaliou como os alunos escovam os dentes, perguntou quantos dentes já tinham caído, e falou com cada criança individualmente.

As crianças adoraram a experiência! Elas participaram da dinâmica super animadas e bem interessadas com todos os conteúdos abordados. O pessoal do colégio e nós, que trabalhamos diretamente com o Pense Matemática, temos a certeza que os alunos não vão esquecer de sempre cuidar dos seus dentinhos e de como a Matemática está inserida em absolutamente tudo que os cerca.

Veja na galeria, fotos da turma durante a dinâmica “Abra a Boca” no Colégio Crescer! 

Ao final da dinâmica, os alunos ainda preencheram uma ficha pessoal sobre sua arcada dentária para a marcação da troca dos seus dentes, conforme forem ocorrendo, durante o ano. Isso motiva que continuem a dinâmica em suas casas, com a ajuda da sua família.

No Pense Matemática, sugerimos trilhas para que os educadores explorem o conteúdo, e não trilhos. O professor pode e – deve –  sugerir as suas próprias ideias para diversificar a dinâmica e ampliar os conhecimentos da sua turma. Relacionar o tema com outra disciplina pode ser um ótimo caminho para isso, afinal a Matemática está em todos os aspectos da nossa vida!

Que tal explorar uma dinâmica com o adicional de uma aula de teatro? Ou até mesmo uma aula no jardim da escola? Ou no laboratório de Ciências? Os caminhos são infinitos para o professor incentivar o amor dos seus alunos pela Matemática!

Caso queira mais dicas sobre a aplicação do Pense Matemática na sua instituição, fale com nossa equipe, vamos adorar te ajudar neste processo.

Indicamos a leitura do E-Book com 7 premissas que vão potencializar o aprendizado da Matemática na sua escola! 

 

por | 06 / set / 17 | Pense Matemática