Aprender a programar será essencial no futuro

por | 21 / set / 17 | Pense Matemática

Todos deveriam aprender a programar. Esse é o consenso entre especialistas da área de tecnologia, que defendem que essa habilidade será mais do que um diferencial, mas sim essencial no futuro próximo. E quanto mais cedo começar a aprendê-la, melhor.

Mas por que conhecer linguagem de programação?

Hadi Partovi, fundador da organização não-governamental Code.org, dedicada a expandir o ensino de ciência da computação, explica que quando as crianças aprendem na escola conteúdos fundamentais — como quais são os órgãos de um animal, como funciona a eletricidade e como provar um teorema — não é por que queremos que elas se tornem biólogas, eletricistas ou matemáticos.

Da mesma maneira, o ensino de programação não tem o objetivo de que os estudantes sejam programadores. Isso simplesmente ajuda com que elas entendam melhor como funciona o mundo à nossa volta.

Além de mudar a forma de ver o mundo, Partovi acredita que saber ciência da computação será uma habilidade indispensável no mercado de trabalho dentro de alguns anos.

“Como vão ser as carreiras para os estudantes de graduação em 2030, para uma criança que entrar no jardim de infância hoje e entrar na faculdade em 16 anos? (…) Eu costumava dizer que os alunos deveriam aprender computação a menos que quisesse um emprego de virar hambúrgueres ou dirigir caminhão, mas nesse período os robôs é que estarão virando hambúrgueres e, já há pesquisas para que caminhões dirijam sozinhos”. Hadi Partovi

Fundador, Code.org

Ao compreender o que está por trás das tecnologias atuais (softwares, aplicativos, games, entre outros), os alunos são desafiados a resolver problemas usando linguagem de programação e, assim, podem:

  • exercitar o raciocínio lógico-matemático;
  • pensar sistematicamente;
  • desenvolver a criatividade; e
  • contextualizar o aprendizado adquirido na escola.

Por ser algo que está cada vez mais presente em nosso dia a dia — não só em computadores, smartphones e tablets, mas na medicina, entretenimento, transportes, meio ambiente e muito mais — as aulas de coding são extremamente atrativas para os estudantes.

No vídeo abaixo te explicamos como são as atividades do Pense Matemática que ajudam a aprender a programar:

E então, já pensou em como levar a habilidade de programação para dentro da sala de aula? Confira no blog outros artigos sobre coding e tecnologia aplicada ao ensino!

por | 21 / set / 17 | Pense Matemática

Quer saber mais sobre a nossa metodologia Pense Matemática? Clique no botão abaixo para descobrir como transformar o ensino da matemática em sua escola. 😉

Escola conectada: conheça a solução Pense Matemática

Que tal transformar a Matemática em uma disciplina encantadora e repleta de significado para os seus alunos? Você precisa conhecer o programa Pense Matemática, uma solução da Positivo Tecnologia Educacional que atua de forma complementar no desenvolvimento das...