fbpx

O que a neurociência diz sobre o ensino da Matemática?

por | 26 / nov / 18 | Matemática

Nossa equipe realizou um bate-papo no Momento Formação com Eloisa Neri, mestre no ensino de Ciências e Matemática para compreendermos um pouco mais sobre os processos cognitivos e como a neurociência ajuda no ensino da Matemática. Assista ao webinar gravado a seguir!

Conforme dados do PISA, cerca de 56,6% dos estudantes brasileiros estão abaixo do nível 2 em ciências e 70,3% estão abaixo do nível 2 em matemática, patamar que a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) estabelece como necessário para que os jovens possam exercer plenamente sua cidadania. Já pensou no que isso significa? Os jovens podem estar perdendo coisas muito importantes por apresentarem um baixo rendimento na disciplina de matemática.

Como este cenário pode mudar?

Um dos grandes desafios da educação hoje é buscar estratégias para melhorar o ensino de matemática e, principalmente, ajudar os alunos com dificuldades nessa disciplina. A neurociência, tema foco do encontro on-line com Eloisa Neri, oferece diversas possibilidades para que o professor e a escola possam desfazer o estigma de disciplina complicada e transformar as aulas de matemática em um momento motivador e altamente eficaz.

Confira como foi o bate papo com Eloisa Neri!

Na oportunidade, Eloisa falou sobre a importância de usar recursos manipuláveis como jogos e blocos LEGO®, que ajudam na construção do pensamento espacial e matemático, raciocínio lógico e na interpretação de dados.

Assista na íntegra ao bate-papo com Eloisa Neri e tire suas conclusões sobre o uso de técnicas de neurociência no ensino da Matemática:

Sobre a palestrante

Eloisa é mestre em Ensino de Ciências (área de concentração: Ensino de Física) pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), com período Sanduíche na Queens University. Também possui graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Física pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com período cursado na Universidade de Coimbra (Portugal) pelo Programa de Bolsas Luso-Brasileiras do Santander Universidades. Possui experiência na área de Educação, com particular interesse pelos seguintes tópicos: (i) cognição incorporada e (ii) pensamento espacial. Em seu mestrado, Eloisa foi membro do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Física (Lapef – FEUSP) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

E aí gostou do tema de hoje? Quando sabemos interpretar as informações numéricas e matemáticas que vemos em nosso dia a dia, fica mais fácil para tomarmos decisões e fazermos melhores escolhas, concorda? 😉

por | 26 / nov / 18 | Matemática

São muitas as possibilidades de aplicar os conhecimentos, as fórmulas e os conceitos matemáticos no cotidiano escolar. Com o Pense Matemática, um programa complementar à sala de aula, estimulamos o senso numérico e ajudamos os alunos a pensar matematicamente, desde as séries iniciais. Clique e conheça esse jeito de ensinar que está transformando a aprendizagem em diversas escolas do país.