Educação inclusiva com LEGO®? É possível e a gente mostra como!

por | 19 / jul / 18 | LEGO® Education

Vocês viram a última novidade da LEGO® que bombou na última semana?

A empresa dinamarquesa abraçou o projeto Braille Bricks, desenvolvido pela agência Lew’Lara\TBWA para a fundação Dorina Nowil, especializada no atendimento às pessoas com deficiência visual. Saiba mais a seguir.

Sabemos que o ensino do Braille ainda é difícil e as máquinas são ainda intimidadoras, pouco convidativas, além de terem um custo altíssimo. O projeto Braille Bricks tem como essência a inclusão de crianças que carregam algum tipo de deficiência visual e no ensino de Braille, com o respaldo de uma empresa de brinquedos mundialmente conhecida, que deixará a tarefa de aprender esta linguagem de forma mais simples, usual e divertida.

Para Felipe Luchi, sócio e CCO da Lew’LaraTBWA, ‘’o importante é que a marca vai implementar globalmente o projeto. A LEGO® vai usar seu conhecimento para ajudar uma fatia importante da sociedade: crianças com deficiência visual e escolas.”

Veja um exemplo de como será os Braille Bricks:

 

O projeto ainda está sendo desenvolvido e quando tivermos novidades corremos aqui para contar a vocês! 😉

LEGO Education e a educação inclusiva! 

Além de oferecermos uma educação inclusiva, acreditamos que ela deve ser democrática e acessível.

Hoje a LEGO® Education já possui ferramentas pedagógicas que podem atender com maestria alunos que possuem necessidades especiais.

Soluções ajudam no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças 

Uma excelente ferramenta para crianças autistas, por exemplo, é o Conjunto Construindo Emoções. Ele auxilia na construção de habilidades sociais importantes e ajuda a criança a entender sobre ela e sobre os outros, suas emoções, desenvolvendo empatia e reconhecendo sentimentos de si própria e de seus colegas.

Confira uma demonstração e veja quais peças fazem parte da solução:

 

Exemplos de atividades com o ‘’Construindo Emoções’’

1 – Em grupo, peça que uma criança pegue um bloco com um rosto e que não mostre a ninguém. Ela deverá demonstrar a expressão para a turma e pedir para que as demais crianças adivinhem qual emoção está sendo mostrada. Faça isso até concluir a rodada e só depois que todos participem.

2 – Os blocos com os rostinhos incentivam as crianças a reconhecerem diferentes expressões faciais. Uma ideia para o professor fazer em sala de aula é perguntar às crianças ocasiões em que as deixam felizes, tristes, bravas, etc, e como seus rostos ficam quando se sentem assim. Um ponto de atenção que pode ser trabalhado em sala de aula com base nesta solução também é a linguagem corporal das crianças.

3 – À medida que as crianças colaboram em uma série de experiências de construção de personagem, elas identificam semelhanças e diferenças. Os 8 cartões de atividades com 16 ideias de montagem fornecem suporte e inspiração para que as crianças possam continuar a construir e reconstruir os personagens, muitas e muitas vezes.

4 – O conjunto ainda permite a construção de histórias e na ampliação do vocabulário dos pequenos.

#Dica: o professor deve observar se os seus alunos estão se desenvolvendo social e emocionalmente com essas atividades.

Duas perguntas a serem feitas após estas dinâmicas:

– As crianças são capazes de reconhecer e nomear emoções?

– As crianças são capazes de entender os sentimentos das outras pessoas?

O manual do professor com mais dicas e orientações pode ser baixado gratuitamente no site da LEGO Education. Baixa clicar aqui.

Outras duas soluções interessantes para uso com crianças com necessidades especiais são a ‘’Lanchonete da Matemática’’, que incentiva o aprendizado e conceitos básicos da Matemática, ao mesmo tempo em que as crianças brincam e colaboram umas com as outras ao construir, classificar, contar, associar e copiar comidas; e o Conjuntos Grandes de Blocos LEGO® DUPLO®, que incentiva a confiança, imaginação, auto expressão e criatividade dos pequenos.

Conheça a Lanchonete da Matemática:

 

Veja o Conjunto Conjuntos Grandes de Blocos LEGO® DUPLO® em ação:

 

por | 19 / jul / 18 | LEGO® Education

Sua escola pode adquirir conjuntos da LEGO® Education que atendam diferentes áreas do conhecimento.