fbpx

Descobrir a importância do STEM fica mais fácil com as soluções de robótica LEGO®

As soluções de robótica LEGO® apoiam as instituições de ensino na tarefa de desenvolver as habilidades do século XXI. Detalhamos a seguir algumas sugestões da nossa equipe para fomentar o aprendizado de STEM em sua escola, confira!

Para iniciar o trabalho com alunos do Ensino Fundamental I, a sugestão é usar o LEGO® Education WeDo 2.0, que tem como objetivo mostrar a importância da ciência por meio da sua compreensão em situações reais, introduzir conceitos de robótica, desenvolver habilidades de programação básica, pensamento crítico e a resolução de problemas. Com o WeDo, os alunos dão vida a projetos de ciências a partir da combinação de blocos LEGO® e do uso de um software de ensino.

Já para atender alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, o LEGO® MINDSTORMS® Education EV3 é o melhor indicado. Essa solução de robótica busca desenvolver habilidades em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática através da construção de diversos objetos dentro da metodologia dos 4Cs (connect, construct, contemplate and continue).  É uma forma muito mais prática de aprender sobre as áreas exatas, por meio de uma abordagem investigativa, abrangente e inspiradora. A solução estimula o pensamento crítico e ainda conta com o apoio de softwares para estimular o aprendizado de codificação, Ciências e outras habilidades em situações reais.

Começar a usar o EV3 é simples, olha só!

Concorda que pequenos passos levam a grandes descobertas? Essa frase se torna uma realidade quando falamos do LEGO® MINDSTORMS® Education EV3.

Uma jornada de descoberta espera seus alunos com o EV3.  São necessários apenas alguns passos para começar a usar a solução de robótica LEGO® na sala de aula. Basta desempacotar, baixar o software, seguir os tutoriais oferecidos pela LEGO® Education e contar com apoio de nossa equipe, é claro! 😉

Veja um ‘’unboxing’’ do EV3 e confira todas as peças que vem no conjunto (são mais de 500 ao todo!):

 

Novidades quentíssimas sobre o EV3 e o WeDo

O LEGO® MINDSTORMS® Education EV3 agora é compatível com o Microsoft MakeCode.

A partir do final de agosto de 2018, o Scratch 3.0 será compatível com o LEGO MINDSTORMS Education EV3 e com o LEGO Education WeDo 2.0.

A adição dessas linguagens de programação reforça e aprimora ainda mais a compatibilidade entre plataformas da LEGO Education, além de nos permitir compartilhar as várias maneiras pelas quais os alunos podem aprender a programar com a LEGO Education na sala de aula.

A compatibilidade com plataformas de codificação de terceiros oferece mais opções aos educadores e alunos e ajuda-os a aprender mais facilmente diferentes linguagens de codificação, além dos conhecidos aplicativos LEGO Education WeDo 2.0 e LEGO MINDSTORMS Education EV3.

Além do Microsoft MakeCode e do Scratch, existem outras plataformas de codificação e linguagens de programação de terceiros compatíveis com as soluções de robótica da LEGO Education. Veja só:

Compatibilidade com o LEGO® Education WeDo 2.0

Tynker: Tynker é uma plataforma de codificação/programação infantil amplamente utilizada que permite que iniciantes aprendam como codificar em diferentes níveis por meio de atividades divertidas, intuitivas e envolventes baseadas em interesses. As atividades de programação com Tynker para iniciantes são uma evolução natural do aplicativo LEGO Education WeDo 2.0, possibilitando a programação intermediária até mesmo a linguagens avançadas como Javascript e Python. Tynker oferece ainda módulos on-line individualizados e cursos para as crianças aprenderem programação sozinhas, ou ao lado de sua família, na escola, hackathons, etc. O Tynker está disponível na Web, no iPad e em outros tablets.

Scratch: Scratch, a linguagem baseada em programação de blocos mais popular do mundo para crianças, que logo, logo estará disponível para o LEGO Education WeDo 2.0. O WeDo 2.0, que poderá ser ligado facilmente à plataforma gratuita do Scratch. Isso abrirá uma gama ampla de possibilidades de programação criativas para seus alunos. O Scratch também tem uma comunidade global segura de educadores e crianças, em que todos compartilham e aprendem uns com os outros. Em agosto de 2018, haverá novos tutoriais e materiais disponíveis para usar o LEGO Education WeDo 2.0 com o Scratch, isso quando a próxima geração do Scratch (Scratch 3.0) for lançada. Fique de olho!

Compatibilidade com LEGO® MINDSTORMS Education EV3

Playgrounds Apple Swift: Swift Playgrounds é um aplicativo para iPad que torna o aprendizado interativo e divertido. Não requer conhecimento de codificação ou programação, por isso é perfeito para estudantes que estão começando a trilhar esta área do conhecimento.

Com o Swift Playgrounds, os alunos podem codificar e interagir com os motores e sensores do LEGO MINDSTORMS Education EV3. Os professores também podem usar o material gratuito do EV3 Animal Rescue, que consiste em um plano de aula projetado para ensinar como codificar as criações do MINDSTORMS com o código Swift. O EV3 Animal Rescue envolve e motiva os alunos a resolver um problema do mundo real, enquanto eles ajudam uma tartaruga robótica ferida a se mover e interagir com o ambiente ao seu redor.

Microsoft MakeCode: Os estudantes podem programar o LEGO MINDSTORMS Education EV3 com a plataforma MakeCode, que se comunica com o EV3 Brick via cabo USB e oferece editores de bloco e de texto para ajudar os alunos em diferentes níveis de habilidade de codificação. Com o simulador incluído, os alunos podem mexer no código, obter feedback instantâneo sobre a execução do programa e testar o código antes de aplicá-lo no EV3. Os alunos iniciantes em programação começam com blocos coloridos que podem ser arrastados e soltos na área de trabalho para construir seus projetos. Quando estiverem prontos, os alunos podem movê-los para um editor de JavaScript com trechos do código, além de contar com dicas de ferramentas e identificação de erros que vão ajudá-los em suas programações.

Scratch: Os alunos poderão programar o EV3 com o Scratch 3.0 – a próxima geração do Scratch, que será lançada em agosto de 2018. Como muitos já sabem, o Scratch é a linguagem de programação baseada em blocos mais popular do mundo para crianças. O lançamento do Scratch 3.0 incluirá novos tutoriais, exemplos de projetos e outros materiais de suporte para usar o Scratch com o LEGO MINDSTORMS Education EV3. Vamos fazer uma atualização levando os educadores para estes links, combinado? Fique ligado (a)! 😉

Importante: vale frisar que a colaboração da LEGO Education com provedores de terceiros não inclui suporte ou garantia LEGO Education para o ambiente e conteúdo de aprendizado on-line dos parceiros.

Viu como as soluções de robótica LEGO® preparam seus alunos para explorar o STEM e fazer suas próprias descobertas em pouco tempo? Continue lendo nosso blog para descobrir as infinitas possibilidades de LEGO® Education.

Conheça o significado do termo STEM e sua importância para as escolas e alunos no século XXI.

Quero saber mais!