Como as Escolas Particulares podem gerar mais valor para seus serviços e se diferenciar

por | 23 / ago / 17 | LEGO® Education

Como será que as Escolas Particulares podem gerar valor para sua comunidade? Na era da informação ou era tecnológica, as novas gerações de alunos, dentre outros fatores, tem inundado as escolas de desafios e mudanças. Em um mundo onde você pode ler e rastrear o que está acontecendo neste minuto, onde as relações entre as pessoas ganharam inúmeras ferramentas de comunicação, onde serviços e produtos consolidados precisam se reinventar para continuar no mercado, as expectativas dos alunos e pais a respeito das instituições de ensino, se transformaram, e são muito diferentes das gerações passadas.

Escolas Particulares podem gerar valor de várias formas diferentes! 

Neste cenário, reunimos aqui alguns pontos importantes para as escolas que querem estar atentas a estas mudanças, mas antes de chegar no assunto principal, que é o Ensino oferecido pela sua escola, aqui vão alguns insights para você pensar, ou repensar:

Qualidade dos serviços

É claro que o ensino de qualidade é o seu produto principal. Mas outro viés que as escolas também devem se atentar é como a sua comunidade escolar está se relacionado com todos os pontos de contato e interação. Como está o atendimento de sua equipe? Como está a comunicação com os pais? E a cantina? A biblioteca? O espaço físico?

É preciso se colocar no lugar dos alunos e dos pais e fazer estas mesmas perguntas. Para construir uma imagem de inovação e mais do que isso, para manter ou aumentar o valor percebido da sua escola, cada ponto de contato é uma peça fundamental. Hoje em dia as pessoas estão em busca de serviços ágeis, respostas rápidas, conveniência, desburocratização. Então pense em como inovar em todos os pontos de contato.

Um exemplo, ou melhor, uma provocação para você agora:

Sabe o famoso “Grupo de Mães” do whatsapp? Um dos grandes motivos desses grupos se formarem espontaneamente, é busca de informações da própria escola e a pronta respostas que recebem. É mais fácil e mais ágil perguntar lá no grupo. Perguntar alguma coisa para a sua escola, é fácil? É ágil?

Como está sua estratégia de Marketing?

Olha só estes dados:

  • 97,7 Milhões de usuários nas redes sociais no Brasil

©comScore | Fonte: MMX Multi-Platform & MMX Multi Country, BR, AR, MX, CO, CH

  • 93% dos processos de compra atuais começam com uma busca online

Fonte: HubSpot

Agora nós te perguntamos, como está o posicionamento da sua escola na internet? Seu site promove uma boa experiência para seus usuários? Você tem colocado na web conteúdos que mostram os diferenciais da sua escola? Qual é a sua posição na busca do Google? Sua atuação nas redes sociais é autêntica, interativa e próxima dos usuários? O quanto você tem investido em Mídias Digitais em suas campanhas de matrículas?

A presença e a reputação da sua escola na web é primordial nos dias de hoje, se você quer se valorizar e se destacar perante as escolas concorrentes, isso necessariamente passa por um bom planejamento de Marketing Digital. Mais do que isso, a essência da sua escola, precisa estar retratada no mundo digital, é lá que você começa a criar valor percebido para os novos pais e ajuda a manter ou se valoriza ainda mais para a comunidade escolar.

Vamos ao nosso assunto principal?

Como inovar no processo de ensino e valorizar a sua escola

Entrevistamos recentemente o Prof. Max Haetinger e perguntamos a ele sobre a importância da inovação dos processos de ensino e aprendizagem. Ele reforça que os alunos estão rodeados de tecnologia e que a escola precisa se apropriar desses recursos, mas não é só isso, veja:

“Acredito que estamos caminhando a passos largos, em busca da evolução tecnológica. É muito importante pensar que junto com a inovação da tecnologia, tem de vir a evolução nas práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula. A busca pela inovação é uma cadeia complexa e, no caso da educação, passa sempre pela ação docente e sua formação para o uso das tecnologias e novos recursos”, ressalta Max Haetinger. Veja aqui a entrevista completa.

É fato que o valor de uma escola é prioritariamente percebido pela qualidade do Ensino oferecido. Nos dias de hoje, para manter ou aumentar este valor, cada vez mais as escolas precisam se mostrar alinhadas com as principais tendências e passar uma imagem de modernização, de inovação e de que está alinhada com as necessidades dos atuais alunos.

Associar a imagem da sua escola à soluções reconhecidas e, mais do que isso, a soluções que fazem a diferença neste cenário em que os alunos querem interagir, querem experimentar e vivenciar o conhecimento de forma plena, vai ajudar a valorizar os seus serviços, e principalmente vai ajudar a atender essas necessidades dos alunos.

Aqui vai uma oportunidade para a sua escola, então:

A LEGO Education, faz parte do Grupo LEGO, atua há mais de 37 anos no mercado educacional e está presente em mais de 140 países. São 100 milhões de alunos que utilizam suas soluções em todo o mundo.

Suas soluções promovem experiências enriquecedoras de ensino e aprendizagem. Por meio de recursos lúdicos que envolvem os blocos LEGO®, softwares, materiais curriculares, formação de professores, são estimuladas diversas habilidades para uma experiência única de aprendizado e encorajam seus alunos a serem mais investigativos e a construírem o conhecimento por meio de suas vivências em temas como:

  • Robótica;
  • STEM (termo em inglês para a integração das áreas Ciências, Matemática, Engenharia e Matemática);
  • Programação.
  • Espaços Makers;

Além de estimular o desenvolvimento de diversas Habilidades do Século XXI, tais como comunicação, colaboração, empreendedorismo, inteligência emocional.

A Positivo Tecnologia Educacional tem muito orgulho de ser Distribuidor Oficial da LEGO® Education e disponibilizar o melhor em experiências de aprendizado.

Viu o passo a passo inicial de como as escolas particulares podem gerar valor e oferecer experiências valiosas em questão de ensino? Continue acompanhando o nosso blog e tendo acesso a mais conteúdos como esse!

por | 23 / ago / 17 | LEGO® Education

Para conhecer novas tendências educacionais e diferenciar cada vez mais sua escola e seus serviços, baixe nosso Infográfico sobre Tendências Tecnológicas na Educação, clicando no botão abaixo.