Promover a interação do aluno com a tecnologia para o desenvolvimento da criatividade é o conselho do educador Marcos Meier

Enquanto o acesso à Internet através de tablets, computadores, aplicativos e outras plataformas ganham cada vez mais espaço na vida de crianças e adolescentes, o uso dessas tecnologias em sala de aula ainda deixa muitos gestores e educadores com algumas dúvidas. Afinal, “qual a melhor forma de utilizar esses recursos tecnológicos a favor da educação?”.

O educador, psicólogo, escritor e palestrante Marcos Meier aconselha os professores a promoverem a interação do aluno com a tecnologia para desenvolver a criatividade. “Pense sempre no desenvolvimento da autonomia e da criatividade de seus alunos. Faça com que eles interajam com essas tecnologias para aumentar o nível de aprendizado e de conhecimento”, sugere o educador.

Na prática
A tecnologia torna-se uma grande aliada do professor em sala de aula e deve ser vista como um instrumento que consolida o aprendizado do aluno. As aulas ficam ainda mais interessantes, a relação entre professor e aluno fica fortalecida, os alunos mais motivados e receptivos ao aprendizado e o ensino mais dinâmico.

Mas o uso dessa tecnologia só será eficaz se for bem planejado, com objetivos claros e definidos para enriquecer o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades dos estudantes. “Utilizar um software no qual a única coisa que o aluno tem que fazer é clicar para virar uma página não tem muita interação. Mas, como você vai utilizar essa tecnologia a partir do primeiro contato? É esse ‘a partir de’ que vai fazer toda a diferença”, conclui Marcos Meier.

Não há dúvidas de que o uso da tecnologia em sala de aula traz vantagens tanto para professores quanto para os alunos. Por isso, conhecer as tecnologias educacionais e saber como utilizá-las deve estar na pauta dos educadores, como tarefa constante.

Assista ao vídeo e saiba o que o educador Marcos Meier tem a dizer sobre o uso de tecnologias em sala de aula:


E a sua escola já utiliza Tecnologias em sala de aula? Conheça todas as possibilidades oferecidas pela Positivo Tecnologia Educacional. Aproveite para nos pedir um orçamento personalizado e inovar no processo de ensino-aprendizagem de alunos, professores e equipe.