Saiba tudo sobre o Encontro de Inovação Educacional, realizado na sede do Google em SP!

por | 19 / out / 17 | Inovação e Tendências

Como inovações educacionais podem trazer benefícios para a sua comunidade escolar? Com o objetivo de responder esta pergunta e apresentar as principais tendências da Educação para lideranças educacionais, realizamos no dia 18/10, o Encontro de Inovação Educacional na sede do Google, em São Paulo, SP. Confira um resumo do evento no post a seguir: 

Em mais uma iniciativa que promove a Inovação Educacional, a Positivo reuniu gestores com perfil inovador para apresentar as principais novidades que vão potencializar o Ensino e Aprendizado em instituições de todo o Brasil nos próximos anos. 

O evento contou com a participação de mais de 160 educadores e se mostrou uma excelente oportunidade para a troca de ideias e contatos, e também para entendermos sobre a importância da inovação no ensino e aprendizagem dos alunos.

Veja abaixo um breve resumo sobre cada um dos temas abordados no encontro! 

Quem abriu o evento com uma palestra inspiradora foi Alvaro Cruz, Vice-Presidente de Inovação Educacional da Indústria Positivo Tecnologia. A convite do Alvaro, os participantes do evento foram incentivados a criar a rota da inovação em suas escolas. Com algumas dicas práticas, que fazem a junção entre Inteligência, Ação Positiva e Paixão, é possível transformar a realidade das escolas brasileiras.

Destacamos 3 dicas do Alvaro que vão impulsionar a sua escola a criar ambientes inovadores e promover uma nova cultura!

• Faça sempre tudo bem feito.

• Inspire a fazer e acontecer na sua escola.

• Faça tudo com arte, amor e paixão.

Roger Finger, Head de Inovação Positivo Tecnologia, trouxe dados muito interessantes que ajudam as instituições a prepararem seus alunos para quando saírem da escola.

E de qual ano exatamente estamos falando? Considerando um aluno nascido em 2012, já estamos falando do ano 2027! Roger antecipou algumas coisas que ainda virão, como por exemplo: inserção de chips em seres humanos, criação de cyborgues, automações, humanização dos robôs, exploração espacial, máquinas de aprendizado e profissões que serão extintas e substituídas por inteligências artificiais.

Também vale destacarmos que 65% destes alunos devem trabalhar em empregos que ainda não existem.

Para que nossas crianças dominem as máquinas em um futuro próximo, Roger destacou que é necessário, desde hoje, incentivar nas escolas o aprendizado de STEM, Robótica, Coding, Programação, em que o foco está no aluno e nas habilidades do século XXI.

Já o palestrante Danilo Yoneshige, do Colégio Dante Alighieri, salientou a importância de programas extracurriculares na escola e a Cultura Maker (colocar a mão na massa, participar de projetos, etc). Saiba mais sobre o Movimento Maker neste post!

E você já ouviu falar de Open Badges? Michel Metzger, da Edumenta Assessoria, trouxe este assunto à tona e enfatizou o reconhecimento de aprendizagem para toda a vida, em que o aluno é mais importante do que a nota que ele tirou em alguma avaliação.

Nesta metodologia, as habilidades do aluno passam a ser reconhecidas. Vamos a uma definição do termo Open Badges?

Podem ser entendidas ou traduzidas como ”medalhas digitais”, ou seja, representações on-line de uma habilidade de que o aluno pode ter adquirido em um curso de robótica ou programação de micro:bits, por exemplo. O aluno ganha a medalha no término deste curso ou atividade, e pode ter acesso futuro à essa informação e revisá-la. Realmente bem interessante! 

E porque a liderança deve criar ambientes de inovação na escola? Daniela Hespanha, Gerente de Novos Negócios da Positivo Inovação Educacional, respondeu esta e mais questões relacionadas ao assunto. Inovar para ela pode começar de uma forma simples! Veja estes quatro passos iniciais e comece a fazer a diferença na sua instituição agora mesmo:

• Olhe para o que já existe e transforme.

• Construa novos significados.

• Desenvolva novos olhares.

• Acompanhe a velocidade das mudanças.

As escolas também podem inovar com uso do Google for Education e dos Chromebooks (Cloud Computing).

Alexandre Campos, Head de Google for Education – Brasil, explicou sobre estas duas tendências educacionais, em que é possível ter acesso à tecnologia aberta para aprender em qualquer lugar, a qualquer momento e com qualquer orçamento.

Dicas do Alexandre: prepare seus alunos para solucionar problemas que ainda não existem. Empodere seus alunos para serem protagonistas e construir com Tecnologia!

E o que será que o mundo mobile e as tendências de comunicação tem a ver com a Educação? Vinícius Grein, Diretor de Produtos Quantum Smartphones, falou sobre uso da tecnologia móvel na escola, suas principais barreiras e ganhos para o aluno. Também destacou como ela ajudará a transformar a Educação como conhecemos, tornando-a em algo mais acessível e inteligente.

A tecnologia pode impactar em 3 grandes temas:

• Como aprendemos.

• Como ensinamos.

• E também como avaliamos o aprendizado.

Para Vinícius, o grande desafio dos educadores é usar a tecnologia na Educação de forma que possamos direcionar ou orientar o indivíduo a usar as ferramentas disponíveis para atingir objetivos maiores, como adquirir conhecimento e exercitar habilidades pessoais e profissionais.

Mudando um pouco de panorama, mas ainda falando de uso da Tecnologia na Educação! No Encontro, Enezio Satoru Yoshida Tristão, da Managing Partner Orakolo, abordou aspectos da Inteligência Artificial, Tecnologia e suas aplicações.

Para encerrar o evento, Luca Rischbieter, Autor e Especialista em Inovação Educacional, levantou questões importantíssimas que nos incentivam a sair de uma Matemática sem sentido e seguir rumo ao sentido da Matemática. Se quiser ler mais sobre o assunto, veja este post com uma entrevista com o Luca sobre o tema!

📷 Confira alguns cliques que nossa equipe fez durante o Encontro: 

E tem mais!

Neste ano ainda teremos muitas novidades! Nos dias 22, 23 e 24/11, teremos a 2ª edição dos Embaixadores da Inovação. Desta vez o programa acontece em São Paulo, capital, e reunirá os principais especialistas de tecnologia educacional para capacitações internacionais. Acesse o site e faça sua inscrição! 

por | 19 / out / 17 | Inovação e Tendências

Incentive o trabalho de STEAM na sua escola e prepare os seus alunos para o hoje! Torne-se um Embaixador da Inovação na sua escola. Participe da 2ª edição. 😉