fbpx

Projeto de inclusão com EV3 ganha 1º lugar da FECITEC

por | 17 / out / 18 | Inovação e Tendências

O trabalho ”A Tecnologia em favor da inclusão” de autoria dos alunos André Gurzinski Pelanda, Cauã Barros Bittencourt, Giovanna Bortoloso Wutzow, Hugo Vitor Berto, Leonardo Secco Silva, Mateus Luiz Spohn, Pedro Arthur Zilio, Pedro Nava, Pietra Delai Fernandes, Santiago Zanon, Vitória Soares Brondani e orientação da professora Jacqueline Gabriela Cantú, do Colégio Gabriela Mistral de Palotina (PR), foi premiado em primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental II durante a 8ª Fecitec (Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina), organizada pela UFPR – Universidade Federal do Paraná. Contamos mais a seguir!

A proposta idealizada pela turma do ”Inventores de Robôs” e representada na FECITEC pelos alunos Leonardo do 6º ano, Mateus do 7º ano e Santiago do 8º ano, foi desenvolvida com a tecnologia LEGO® MINDSTORMS® Education EV3 da LEGO® Education e tem como objetivo auxiliar pessoas com deficiência visual a atravessar uma faixa de pedestre.

A professora Jacqueline nos contou que as equipes podiam concorrer à FECITEC em diferentes categorias, e a escolhida para submeter o projeto foi de a de tecnologia.

Com auxílio da professora Jacqueline e da coordenadora Ana Paula, a equipe construiu uma maquete que simula um espaço urbano. Com o sensor de cor do EV3, os alunos programaram o robô para que ele respeitasse as cores do semáforo para pedestre. Assim ao ver a cor verde, o robô falava “Go” e ao ler a cor vermelha falava “Stop”.

Já a escolha de usar o EV3 como recurso principal do projeto de inclusão ocorreu porque o Colégio Gabriela Mistral oferece o curso Inventores de Robô do VC.Maker.

Inclusive a ideia do projeto surgiu em uma das aulas do curso Inventores de Robô. Jacqueline nos contou que, pela experiência dos alunos com as aulas, a parte de programação foi supertranquila e que a maquete da cidade demorou mais tempo para ser construída.

Veja algumas imagens do projeto e da equipe premiada:

 

A apresentação e premiação aconteceu no dia 05/10 e a equipe Positivo os parabeniza pela conquista! Que venham novos projetos e premiações 😉

Saiba mais sobre o colégio. 

por | 17 / out / 18 | Inovação e Tendências

Saiba porque aulas de robótica são tão importantes para o desenvolvimento de alunos!