fbpx

Atividades multidisciplinares incentivam o desenvolvimento de novas habilidades e constroem aulas inovadoras para as novas gerações. Fique por dentro!

Sabia que o uso da tecnologia na educação pode contribuir para o desenvolvimento de importantes habilidades nos alunos, além de ser uma oportunidade de estimular a educação tecnológica? Ou seja, uma chance para que vivenciem conceitos como Engenharia, Física e Design. Entre as principais tendências educacionais, como programas com recursos multiplataforma e aplicativos de ensino personalizado, ganham destaque as atividades relacionadas à robótica e programação. Confira bons motivos para incluir esses temas ao seu plano de aula!

1 Atividades de robótica e programação ajudam a desenvolver o raciocínio lógico, analítico e crítico nos alunos.

Por meio da construção de robôs e programação de códigos, sequências de números, ações e palavras, o aluno é estimulado a pensar de forma estruturada. O que, inclusive, favorece o desenvolvimento da habilidade de resolução de problemas, além do raciocínio lógico, da criatividade e da investigação.

2 Ciências multidisciplinares incentivam a criatividade e a colaboração.

Desde o processo de análise e planejamento, até a criação e execução de ideias em atividades práticas como a manipulação de blocos concretos para montar robôs. Já pensou na quantidade de disciplinas envolvidas nessas atividades e no entusiasmo dos alunos ao montarem suas próprias engenhocas? Os alunos desenvolvem a criatividade e também são incentivados de forma natural ao trabalho em equipe.

3 Envolvem a aplicação da tendência STEM (Science, Technology, Engineer and Math) ao currículo escolar.

Atividades ligadas ao programa STEM, desenvolvem habilidades de pesquisa científica, incentivam o trabalho dentro de um processo de Design e Engenharia e estimulam os alunos a colocarem a mão na massa e construírem experimentos, criar hipóteses, analisar resultados… Tudo de forma dinâmica e colaborativa! O conceito, de origem estrangeira, consiste em um campo do conhecimento composto por Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

4 Levam a construção tecnológica para a sala de aula.

“A robótica encoraja a participação dos alunos no processo de construção de máquinas e robôs, transformando-os de consumidores de tecnologia em construtores de seus próprios mecanismos”, explica Alex Paiva, mestre em Tecnologia e Interação e gerente de produtos da Positivo Informática Tecnologia Educacional.

5 Formam estudantes questionadores que pensam sobre a tecnologia.

Afinal, essa é a missão da robótica educacional, que leva aos alunos a oportunidade de compreender o funcionamento e a aplicação da tecnologia no mundo real. “Nossos alunos são nativos digitais que crescerão imersos no mundo de diversos produtos tecnológicos. Embora estejam cercados pela tecnologia, eles raramente param para pensar em como esses dispositivos funcionam (…) Enquanto criam, constroem, programam e documentam robôs e máquinas autônomas, eles têm a oportunidade de parar, questionar e pensar de maneira aprofundada sobre os mecanismos tecnológicos do dia a dia”, afirma Paiva.

#DicaTecEduc: assim como a robótica e STEM, aproveite para conhecer outros termos de tecnologia educacional que todo educador da era digital precisa saber.

Sobre a parceria com a LEGO® Education

A Positivo Informática Tecnologia Educacional é distribuidora oficial das soluções LEGO® Education no Brasil. Entre o portfólio de tecnologias educacionais, destaque para os conjuntos de robótica e máquinas e mecanismos que estimulam a aprendizagem e aplicam conceitos de STEM de maneira divertida, desafiadora e envolvente, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Aproveite para conhecer mais soluções da LEGO Education e levar essas ferramentas inovadoras para a sua escola! Para solicitação de orçamentos basta nos enviar uma mensagem.