fbpx

Indoor Positioning System: a tecnologia que você precisa conhecer!

por | 06 / set / 18 | Inovação e Tendências

A tecnologia Indoor Positioning System ou IPS pode ser entendida resumidamente como um ‘’GPS para ambientes internos’’, que nos mostra a localização, em tempo real, de pessoas ou objetos. Considerada uma tendência mundial, está sendo usada nas mais diversas áreas e segmentos, como por exemplo: educação, saúde, indústria, hospitais e outros mercados. Falamos mais a seguir!

Explorando o termo IPS

O uso do IPS é possível a partir de conceitos de IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas) e de gadgets wearable (tecnologias vestíveis, como pulseiras e relógios). Quando ouvimos falar disso pela primeira vez, pode soar complicado ou tecnológico demais, mas isso é mais viável e prático do que se imagina, além de trazer diversos ganhos para as empresas e instituições que o utilizam, como praticidade, modernidade e conveniência, além de maximizar a eficiência do fluxo de trabalho, segurança, controle de estoque e controle de ativos e retorno sobre o investimento significativo (ROI).

Será que posso usar IPS na minha escola?

Hoje as escolas que desejarem já podem adquirir e oferecer pulseiras que identificam a localização de alunos ou professores.

Com o uso da tecnologia IPS em escolas é possível melhorar as rotinas escolares, em que será viável facilitar a entrada e saída de alunos, possibilitar ao professor a chamada automática dos alunos em classe (o que otimiza o tempo da aula), emitir notificações avisando aos alunos que seus responsáveis chegaram para buscá-los, criar alertas indicando áreas perigosas ou inapropriadas (por exemplo: piscinas para crianças pequenas sem acompanhamento).

Com isso, as escolas ganham em aspectos relacionados à segurança, tecnologia, inovação e em processos internos. Saiba mais.

Indoor Positioning System: a tecnologia que vai nos ajudar no dia a dia

Hoje já não imaginamos um mundo sem serviços como Uber, Waze, contas digitais, etc. Como vivemos antes sem isso, não é mesmo? Talvez daqui uns cinco anos já não imaginaremos nosso dia a dia sem a tecnologia IPS.

Isso só reforça que a tecnologia ajuda a rotina em vários aspectos e possibilita grandes feitos.

E você, já ouviu falar em Indoor Positioning System? O que acha sobre essa tecnologia?

por | 06 / set / 18 | Inovação e Tendências

Quer ler mais curiosidades sobre a tecnologia IPS? Nossa equipe elaborou um artigo completo (e gratuito) explicando tecnicamente sobre esta tendência mundial.