fbpx

A importância das metodologias ativas no processo de aprendizagem

por | 11 / dez / 18 | Inovação e Tendências

Disponibilizamos aos nossos leitores um bate-papo exclusivo com a Profª Drª Luana Wunsch, da UNINTER, sobre como utilizar metodologias ativas utilizando as novas tecnologias. Confira!

O que são metodologias ativas?

Quando falamos em metodologias ativas destacamos a temática da inserção do aprendiz (criança ou adulto) como agente principal responsável pela sua aprendizagem.

Quando realizamos qualquer atividade somos protagonistas daquilo, concorda? Logo essa metodologia ativa não significa apenas ‘’aprender de uma forma mais ativa e interativa’’, ela incentiva que o docente tenha consciência sobre a atividade do aluno, que ele saiba exatamente quais ganhos o conteúdo está trazendo para a vida do estudante e o que pode ser feito de forma diferente no processo de aprendizagem.

Segundo a professora Luana, enquanto docentes, precisamos aprender além do conteúdo que temos que ministrar, gerenciando o aluno e assim compreendendo o que o ele está fazendo e o que ele ainda precisa aprender.

Para atingir novos resultados, o professor deve considerar o caminho que o aluno trilhou até determinado conteúdo dando ênfase na significância do que acontece na sala e também fora da escola. Dessa forma será possível atingir novos patamares e resultados acadêmicos ainda mais eficientes.

Confira algumas características das metodologias ativas:

  • Participação ativa dos alunos dos alunos no contexto de sua aprendizagem.
  • Percepção do papel do professor como facilitador efetivo e mediador do conhecimento.
  • Conteúdo em linguagem mais próxima dos alunos.
  • Boas práticas de integração das TIC na educação.

Quer descobrir mais sobre a importância das metodologias ativas no processo de aprendizagem?

 

Sobre a palestrante:

Doutora em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Pelotas-RS, 2013), sob financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Portugal); Mestre em Educação (Universidade de Lisboa, validação brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, 2009); Especialista em Dinâmica da Comunicação e Informação (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2004) e Pedagoga (Universidade Positivo, 2003). Possui vasta experiência em desenvolvimento e coordenação de projetos educacionais, em especial na área pública de ensino. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Mestrado Profissional: Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) da UNINTER. Coordena a linha de pesquisa “Formação do docente no contexto da sua prática: integração significativa das tecnologias”.

por | 11 / dez / 18 | Inovação e Tendências

Veja mais assuntos abordados nos webinars realizados pela nossa equipe nos últimos meses:

Formação para professores e educadores: vem aí mais uma edição do Embaixadores da Inovação

A nova oportunidade de formação de professores e educadores será nos dias 25 a 27 de junho e contará com participação especial. Confira! Vamos combinar: não é todo dia que nós, imersos e apaixonados pela educação, temos a oportunidade de participar de uma formação...