fbpx

Global Edtech Startups Awards Competition: veja como foi a etapa brasileira

por | 30 / nov / 18 | Inovação e Tendências

Na última semana, a cidade de Curitiba (PR) recebeu as equipes brasileiras semifinalistas do Global Edtech Startups Awards Competition (GESAwards), a maior competição de startups de educação do mundo (edtechs).

O Global Edtech Startups Awards é uma iniciativa liderada por um grupo de organizações de inovação educacional de todo o mundo, incluindo MindCET (Tel Aviv e Yeruham), EdTech Incubator (Londres), EDGE Tech (Nova York), Positivo Tecnologia Educacional (Brasil), OpenEDChallenge (Barcelona), Prismapar (América Latina), entre outros. Detalhamos mais sobre o evento a seguir.

Mais sobre o GESAwards

O GESAwards se conecta com um ecossistema global, com o objetivo de identificar, destacar e reconhecer as startups mais promissoras da EdTech no mundo; aqueles que mostram um grande potencial para suas soluções de aprendizado inovadoras.

Semifinais no México e Brasil

Na América Latina foram realizadas duas etapas do GESAwards.

A semifinal do México, apoiada também pela Positivo Tecnologia Educacional, foi realizada em 11 de novembro de 2018 e selecionou oito startups promissoras dentre 130 empresas latino-americanas inscritas.

As equipes BabySparks, vencedora na categoria LATAM, e a Bedu, vencedora do México, terão a oportunidade de competir na final global que acontece em Londres em 2019.

Já a etapa brasileira da competição foi realizada no dia 22 de novembro de 2018, na Universidade Positivo em Curitiba (PR), com um total de mais de 50 startups inscritas e oito equipes selecionadas para a semifinal.

O evento contou com a presença ilustre de Avi warshavsky, CEO da Mindcet, uma das criadoras do GESA, além de uma comissão julgadora de peso, veja os participantes:

  • Carlos Longo – Pró-reitor da Universidade Positivo
  • Professor Celso Hartmann – Diretor Geral do Colégio Positivo
  • Marina Beraz – Co-founder do JUPTER
  • Rafael Tarso – Gerente de Inovação e Novos Negócios do CITS
  • Daniel Kriger – Gerente de Novos Negócios na Positivo Tecnologia
  • Leo Gmeiner – Representando a Associação Brasileira Startups

No evento, as equipes selecionadas apresentaram seus pitches para os jurados convidados pelo comitê organizador, competindo como a edtech mais promissora do Brasil.

Confira as semifinalistas e seus projetos:

Beetools

‘’Criamos um novo ambiente para o aprendizado. Usamos Realidade Virtual para criar imersão (a primeira empresa a criar uma série em VR, sendo o aluno um personagem em 1º pessoa); um aplicativo com gamificação, neurociência e conteúdo com significado para engajar alunos; um sistema de processamento de dados que utiliza Inteligência Artificial e Big data para criar um perfil de cada aluno, trabalhar a sua necessidade individual e ainda melhorar o conteúdo das aulas de acordo com o desempenho dos alunos. Tudo isso combinado com metodologias ativas de ensino (Sala de Aula Invertida). Isso torna a Beetools única – não apenas inovamos, mas revolucionamos a educação!’’

Saiba mais: https://www.beetools.com.br/

Blox

‘’Estima -se que 60% dos jovens estudam para profissões que vão deixar de existir, nós do Blox podemos mudar isso! O Currículo do futuro será flexível e não rígido. As matérias serão microformações e não simples disciplinas. Agruparemos os alunos com base em seus interesses e não em “turmas/semestres”. O histórico escolar será interativo e contará a história do aluno, não somente um documento com notas e faltas. O professor ensinará aquilo que domina, não se limitará a ementas desatualizadas e desinteressantes. O conceito e tecnologia curricular do futuro já existe e se chama Blox. Permitimos a flexibilização em massa da educação, de maneira escalável e democrática.’’

Saiba mais: http://sistemablox.com.br/

ClassApp

‘’A ClassApp surgiu do sonho de dois pais em melhorar o relacionamento com a escola dos filhos e, desde 2014, proporciona uma comunicação inteligente, rápida e segura entre pais, alunos e instituições. Atualmente são mais de 200 mil usuários impactados pelo aplicativo homônimo criado para aproximar escolas e famílias. A ClassApp fomenta crescimentos exponenciais internamente – inspirando seus colaboradores -, e externamente, provendo conhecimento inovador para auxiliar seu mercado frente às demandas contemporâneas. Seu trabalho impacta positivamente o meio ambiente, mas sua maior contribuição está em melhorar a qualidade da educação, a partir do engajamento dos pais na vida escolar dos filhos.’’

Saiba mais: https://www.classapp.com.br/

Dentro da História

‘’O maior impacto da educação é gerado a partir da primeira infância. Pesquisas mostram que o aprendizado de novas palavras aumenta com a leitura de livros personalizados. A Dentro da História é a primeira e única empresa a combinar a personalização de histórias com a junção do universo lúdico dos personagens e heróis infantis. Esses heróis, através de suas virtudes como a coragem e o altruísmo, estabelecem no imaginário infantil o ideal do bem. A identificação da criança com histórias estimula seus skills de liderança e empreendedorismo e deixa o processo de aprendizado da leitura mais fácil, prático e divertido.’’

Saiba mais: https://www.dentrodahistoria.com.br/

Guten

‘’Em um mundo conectado e repleto de informações, leitores críticos e capazes de interpretar textos são mais necessários do que nunca. Apesar disso, o Brasil ainda carece de soluções inovadoras para endereçar o problema do analfabetismo funcional que assola mais de 25% da população, um problema estrutural que inibe o crescimento e produtividade do país. A Guten alia a tecnologia à pedagogia para fomentar o desenvolvimento da competência leitora, atendendo estudantes de diversos níveis socioeconômicos por todo o Brasil, de forma engajadora, criativa e baseada em evidências pedagógicas.’’

Saiba mais: https://gutennews.com.br/

QEdu

‘’Todos os anos, milhões de crianças terminam o Ensino Fundamental sem aprender aquilo que deveriam. Ao final do 9º ano, apenas 30% dos alunos atingem o aprendizado adequado em Português e só 14% em Matemática. Para reverter essa situação, o QEdu – uma startup dedicada ao setor público – oferece o maior portal de dados educacionais do país e o QEdu Provas, uma ferramenta que apoia redes públicas a fazerem avaliações efetivas. Com esses produtos, o QEdu leva tecnologia e dados para as escolas públicas, aumentando o poder cognitivo dos educadores e permitindo que melhores decisões sejam tomadas com base em evidências.”

Saiba mais: https://www.qedu.org.br/

Schoolastic  

‘’Nascemos muito antes da BNCC, sob influência dos preceitos da EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI e previsões sobre os principais skills para as PROFISSÕES DO FUTURO, conscientes da importância do desenvolvimento de habilidades e competências. E hoje estamos prontos, para dar suporte à nova matriz educacionalBrasileira, com um ferramental que agiliza o processo de identificação de perfis, mensura e monitora o desenvolvimento e capacita de forma continuada e dinâmica, professores do ensino infantil ao médio, no suporte às demandas sobre competências e habilidades.’’

Saiba mais: http://www.schoolastic-app.com/

Voix

‘’A missão da Voix é dar voz às minorias para que tantos casos horríveis de preconceito não ocorram mais. Mostrar para as pessoas que não importa a formação, raça ou religião: temos bem mais semelhanças do que diferenças. É uma honra para nós sermos indicados para o Global Edtechs Startup Awards, representar globalmente o Brasil com todo o trabalho que estamos desenvolvendo no nosso país e poder elevar a Voix a um novo patamar, disseminando para alunos de todos os cantos do planeta o impacto positivo que queremos ver no mundo.’’

Saiba mais: https://www.voixthegame.com/

Conheça as vencedoras da Etapa Brasil! 

A grande vencedora que irá representar o nosso país na grande final do GESAwards em Londres, é a Danielle Brants da Guten News.

1º Lugar | Danielle Brants da Guten News com Alvaro Luis Cruz, VP Positivo Tecnologia Educacional, e Avi warshavsky, CEO da Mindcet

Parabenizamos, também, o Luiz Orlandini da Schoolastic e o Bruno Berchielli da Blox, segundo e terceiro colocados da competição.

2º Lugar | Luiz Orlandini da Schoolastic

3º Lugar | Bruno Berchielli da Blox

Semifinalistas da Final Brasil do GESAwards

Público durante a etapa brasileira da Global Edtech Startups Awards Competition

Grande final em Londres em 2019!

Além do prêmio de Edtech mais promissora de 2018, o GESA tem também algumas trilhas de premiação específica, como:

1.    Inovação;
2.    P&D Corporativo;
3.    Inteligência Artificial;
4.    Educação Corporativa.

A trilha de inovação é patrocinada pela HighGrade Ventures, que selecionará a startup mais inovadora para receber um aporte financeiro.

As trilhas de P&D Corporativo e Inteligência Artificial, também receberão investimentos em dinheiro, patrocinados pela EduTech Japan Lab.

As startups vencedoras do GESAwards receberão, além da premiação em dinheiro, uma exposição global no mercado EdTech, mentorings com especialistas do ecossistema a nível internacional, entre outros prêmios.

 

por | 30 / nov / 18 | Inovação e Tendências

Para mais informações, visite: www.globaledtechawards.org.