fbpx

A Matemática está por toda parte. No conteúdo de hoje, da série Pensamento Matemático, saiba como levar a aplicação da disciplina para a sala de aula!

“Por que preciso estudar Matemática?”
“Para que vou usar todos esses cálculos e teorias?”

É muito comum ouvir esses tipos de questionamentos durante a carreira como docente, principalmente entre alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Quer uma boa dica para resolver essas “situações-problema”? Tenha a resposta na ponta da língua: a Matemática está em tudo!

Para descomplicar o ensino da disciplina, a série Pensamento Matemático apresenta hoje dicas de abordagens para relacionar a Matemática com ações, lugares e temáticas do dia a dia dos alunos. Confira!

A Matemática do trabalho
Para promover uma reflexão sobre o futuro profissional dos alunos sem deixar a disciplina de lado, abra debate sobre as profissões em que a Matemática está presente. Primeiro, trate das mais conhecidas pelo contexto matemático em que se inserem como engenheiros, bancários e contadores. Depois, continue o desafio falando sobre a presença das atividades matemáticas em outras profissões, como piloto de avião e pedreiro.

Na própria Matemática
Para aproveitar a afinidade dos alunos com as novas tecnologias, incentive a investigação da Matemática nas atividades de programação e codificação. Assim, os estudantes têm a oportunidade de entender o funcionamento de padrões numéricos e geométricos, novas formas da Matemática se apresentar.

Nos lugares e nas construções
Incentive o pensamento da disciplina em situações como: refeições em restaurantes, jogos de futebol e na própria natureza. Quanta Matemática está envolvida em um restaurante por quilo, em um estádio como o Maracanã e em um projeto como o da transposição do rio São Francisco? Essa é a oportunidade de promover a investigação no ensino da Matemática.

Na cultura e nas artes
Aproxime toda a turma das manifestações artísticas e culturais que existem no mundo. Entre os exemplos que podem ser trabalhados, os tamanhos, formas e padrões que se harmonizam, criando cenas e imagens que nos encantam, nas mãos de um artista. Identifiquem, juntos, a presença da Matemática nessas atividades.

Nas tecnologias
Para trabalhar as tecnologias com que nos deparamos todos os dias desde o despertar até a hora em que vamos dormir, mostre a Matemática presente nos recursos tecnológicos, na dinâmica do trânsito nas ruas, no sistema elétrico das nossas casas e nas redes sociais. Explore a relação entre Matemática, tecnologia e o comportamento humano.

Na natureza
Os alunos podem admirar ainda mais o mundo à volta ao perceber os eventos matemáticos da natureza. Do fundo do oceano até o cume do Everest, passando pela passagem de um meteoro e pela existência das quatro estações do ano, também podem ser compreendidos à luz da Matemática.

Conheça o Pense Matemática
O Pense Matemática apresenta uma série de 32 dinâmicas para cada ano da escolaridade, da Educação Infantil ao 9º ano. Nelas, alunos e professores têm a oportunidade de conhecer diferentes situações em que a Matemática está presente e de se envolver na resolução de problemas inspirados em contextos reais.

Fique por dentro de todos os recursos oferecidos pelo Pense Matemática, uma tecnologia educacional que reúne materiais manipuláveis, ambiente online, atividades e recursos multimídia para tornar as aulas de Matemática inesquecíveis! Fale com nossa equipe para mais informações