Você já sabe como a inteligência de dados pode te ajudar?

A inteligência de dados está presente em diversos aspectos e é bastante utilizada em diversas áreas de conhecimento. Mas, você sabe incluir essa tendência na sua instituição? Caso seja novo para você, recomendo continuar a leitura e conhecer mais sobre o que o Qmágico, parceiro da Positivo Tecnologia Educacional, preparou para você.

Afinal, o que é inteligência de dados?

Já ouviu falar sobre organizar dados e integração com alguns programas e software? Pois é, a inteligência de dados traz exatamente esse conceito de organizar as suas informações, seja ela qual for, e integrar em sistemas de software que contribua para intervenções mais assertivas.

Agora, vamos pensar de forma educacional. É possível usar a inteligência de dados para organizar e automatizar processos pedagógicos e fazer com que seus professores fiquem mais empenhados e engajados. A inteligência de dados consegue reunir dados de desempenho dos alunos e avaliar a sua condição sobre determinados conteúdos. Sabendo disso, vamos analisar o uso na prática?

Pense que você um professor de exatas e que precisa durante o ano lecionar para uma quantidade muito grande de alunos, com turmas diferentes. E nisso você percebeu que certa turma possui um grau maior de dificuldade em resolver alguns exercícios que necessita de muita interpretação e leitura e com isso você consegue ajudá-los criando alternativas mais eficientes. Seria ótimo, certo?

Porém, entendemos que o dia a dia nem sempre deixa uma garantia que é possível observar todas as dificuldades detalhadas e agir sobre elas. Nesse ponto em específico a inteligência de dados consegue automatizar  todas as informações dos alunos e mapear suas dificuldades. Assim, otimiza ainda mais o tempo do professor e garante uma maior eficiência nos dados e sendo possível usar em prol do aprendizado efetivo do aluno.

Aprenda a aplicar na prática

Quando pensamos em inteligência de dados já achamos que é algo com um nível muito grande de aplicação, mas não pense assim. Ela já faz parte do contexto e realidade de muitas instituições mesmo parecendo algo muito complexo e difícil. Entenda que hoje existem soluções prontas e eficiências, como o Qmágico, que oferecem diversos benefícios e facilidades para ajudar a sua instituição a organizar e mapear as dificuldades dos seus alunos.

Esse tipo de ferramenta que usa inteligência de dados educacionais ajudam no processo de avaliações, reforço escolar e tarefa de casa. Além de tudo, as correções são feitas de forma automatizadas, conseguindo assim otimizar muito mais a vida do professor. É possível também, utilizar um Banco de Questões, onde o educador terá um trabalho mais otimizado selecionando questões pontuais e de acordo com sua necessidade. Já que, pode-se selecionar questões por níveis de dificuldades e os conteúdos que estão sendo aplicados em sala de aula. Assim, seus alunos saem mais preparados para suas avaliações e simulados.

Com isso, e com todos os benefícios gerados pela inteligência de dados é possível tornar o modo de avaliar o alunos baseado nas evidências e com processos mais contínuos e focados.

 

Agora falando em tudo que conversamos, trabalhar com inteligência de dados é de grande importância no ambiente educacional. Vimos que além de otimizar o tempo do professor, é possível identificar o índice de aprendizado dos alunos e montar uma aula muito mais produtiva baseada nas suas dificuldades, sem deixar algum aluno menos empenhado. Gostou? Então basta escolher a melhor plataforma que te ajude e ganhe muito mais tempo!

Larissa Almeida, produtora de conteúdo no qmágico, uma plataforma que em parceria com as escolas usa a inteligência de dados para a personalização do ensino.

Saiba mais como usar a inteligência de dados para a personalização do ensino.