A Educação 4.0 já é realidade!

por | 27 / dez / 17 | Inovação e Tendências

O termo Educação 4.0 nos faz pensar em toda a evolução tecnológica que estamos presenciando, e também nas necessidades educacionais das novas gerações: estamos preparando nossos alunos para o mundo que vão encontrar quando saírem da escola? Como será este mundo? Será que as profissões serão as mesmas? Será que as habilidades que desenvolvemos hoje vão suprir as necessidades destes futuros profissionais? Reunimos aqui algumas pesquisas e conceitos que vem sendo discutidos dentro deste tema para ajudar você a encontrar essas respostas. Vamos lá? 🙂

Mas o que é Educação 4.0?

É uma Educação que começa a responder às necessidades da “Indústria 4.0” ou da também chamada quarta revolução industrial, onde a linguagem computacional, a Internet das Coisas, a Inteligência Artificial, os robôs e muitas outras tecnologias se somam para dinamizar os processos nos mais diversos segmentos da Indústria.

Veja alguns condutores que reformulam a maneira como lidamos e pensamos sobre o trabalho e educação hoje:

  • A conectividade global e facilidade de acesso ao conhecimento;
  • As máquinas inteligentes, automações e sistemas robotizados;
  • As novas mídias e Big Data;
  • A implacável velocidade da inovação;
  • A exigência constante de desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos.

Como a Educação 4.0 vai mudar o modo como aprendemos?

Conforme dados apresentados no The Global Summit 2017, o futuro da Educação, também chamado de Educação 4.0, baseia-se no conceito de Learning by doing, ou seja aprender fazendo. Esse conceito traz a ideia de que todos nós – principalmente quem está na escola hoje – vamos aprender coisas diferentes e de maneiras diferentes, por meio de experiências, projetos, testes e muita ‘’mão na massa’’.

Já o relatório de The New Work Order, divulgado pela Foundation for Young Australians (FYA), confirma que, em um futuro próximo, teremos a substituição do trabalho humano por robôs e pela AI (inteligência artificial) – o que já pode ser constatado em vários setores da indústria.

O levantamento feito por este estudo revela por exemplo que, mais da metade dos estudantes da Austrália, estão focando suas carreiras em profissões que se tornarão obsoletas pelos avanços tecnológicos e automação e em apenas 20 anos, a Inteligência Artificial pode ocupar a maioria dos postos de trabalho que conhecemos.

Para preparar o aluno que está na sala de aula hoje para o amanhã, o relatório The New Work Order recomenda que se dê mais ênfase nas habilidades digitais e ao empreendedorismo na escola. Outros elementos que devem ser estimulados desde os primeiros anos escolares levantados pelo relatório foram:

  • Saber lidar com pessoas de forma colaborativa;
  • Desenvolvimento de competências socio-emocionais criativas;
  • Participação em projetos interdisciplinares, que utilizam conhecimentos de diversas disciplinas para um objetivo comum;
  • Uso da empatia com inteligência.

Vale somar aqui a importância do desenvolvimento das habilidades relacionadas ao STEM* termo em inglês que relaciona as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

*Mais detalhes aqui ou neste E-book que fizemos especificamente sobre este tema.

Fim de uma era ou novas possibilidades e oportunidades?

O futuro da educação deverá aproveitar os impulsionadores de toda esta transformação. A escola precisa sempre lembrar que no mundo em que vivemos:

  • Será – e está sendo – mais importante saber porque você precisa de algo, um conhecimento ou habilidade e, em seguida, onde encontrá-lo ou desenvolvê-lo. Não é preciso simplesmente acumular conhecimento, não é preciso saber tudo.
  • A análise de desempenho e da aprendizagem podem ser realizadas através de personalização baseada em dados inteligentes.
  •  Aprenderemos juntos e uns com os outros. A aprendizagem será colaborativa, os professores são facilitadores que constroem comunidades em torno do aprendizado, talento e habilidades de seus alunos.

Mas por onde começar? Como promover a inovação e os conceitos da Educação 4.0 em minha escola?

Um bom ponto de partida é a criação de ambientes inovadores propícios para o desenvolvimento de projetos que aproximem os alunos dessa nova realidade. Espaços onde os alunos aprendem fazendo e testando infinitas possibilidades!

A escola precisa incentivar uma nova cultura voltada para a inovação, a invenção, a resolução de problemas, a programação, a colaboração e a cultura maker.

Orientar o aluno para o desenvolvimento de novas habilidades é dever de uma Escola 4.0 : )

por | 27 / dez / 17 | Inovação e Tendências

Confira dicas para criar um espaço inovador que promove a Educação 4.0 na sua escola.