Entenda porque 60% dos computadores das escolas americanas são Chromebooks

Leves, ágeis e descomplicados, estes notebooks desenvolvidos pela Google rapidamente dominaram o mercado educacional nos EUA. Descubra por que eles também podem ser uma boa opção para sua escola.

Uma das tendências educacionais para 2018 é uma maior adoção de soluções de Cloud Computing ou Computação na Nuvem nas escolas. E uma delas está em destaque: são os Chromebooks, computadores portáteis desenvolvidos pela Google.

Um estudo da consultoria norte-americana FutureSource Consulting mostra que no último trimestre de 2017, 59,8% de todos os notebooks entregues às escolas nos EUA eram Chromebooks. Isso é fácil entender ao analisarmos o que eles oferecem: tem baixo custo, fácil administração e trazem embarcadas várias ferramentas e apps gratuitos que são muito úteis no contexto educacional.

As escolas brasileiras também podem aderir a esta tendência, já que fabricantes nacionais como a Positivo Tecnologia produzem Chromebooks voltados especialmente para o mercado educacional. Se você ainda não conhece estas máquinas, ou tem dúvidas sobre elas, veio ao lugar certo: neste artigo iremos responder as principais perguntas sobre os “notebooks da Google”.

O que é um Chromebook?

Chromebooks são computadores portáteis (popularmente conhecidos como Notebooks) desenvolvidos pela Google em parceria com vários fabricantes ao redor do mundo. São máquinas de baixo custo, ágeis e seguras que rodam um sistema operacional otimizado para as tarefas mais comuns de nosso dia-a-dia, como navegação na web, consumo de conteúdo (áudio e vídeo) online e tarefas “de escritório” como edição de textos, planilhas e apresentações.

Chromebook ch1190

Positivo Chromebook CH1190: sob medida para a educação

Quais as vantagens de um Chromebook sobre um notebook convencional?

Os Chromebooks são em geral mais finos e mais leves que os notebooks tradicionais, especialmente considerado máquinas na mesma faixa de preço. São muito ágeis, e estão prontos para uso em segundos após você levantar a tela.

Também são seguros: o sistema operacional e os aplicativos recebem atualizações automaticamente, em segundo plano, enquanto você trabalha. E são imunes à maioria dos vírus e malware que circulam pela Internet.

Além disso, como seus aplicativos, preferências e arquivos são armazenados “na nuvem”, isso significa que você tem à disposição um backup automático, instantâneo e sempre atualizado de seu Chromebook. Caso ele deixe de funcionar, basta fazer login em qualquer outro Chromebook com seu usuário e senha e pronto! Todas as suas informações, até o seu papel de parede, estarão de volta.

Resumindo: os Chromebooks são rápidos, seguros e convenientes. Tudo o que esperamos de um bom computador, não?

Quais as vantagens para a equipe de TI da escola ou rede de ensino?

A principal vantagem dos Chromebooks para sua equipe de TI é o gerenciamento facilitado. Com o Chromebook Management Console (CMC) um único administrador pode controlar centenas de máquinas, gerenciando atualizações de software e instalação de apps, fazendo o “ajuste fino” de permissões de acesso para usuários e grupos e obtendo relatórios detalhados de uso e configuração a partir de uma única interface na web.

Qual sistema operacional eles usam?

Os Chromebooks usam o ChromeOS, um sistema operacional próprio desenvolvido pela Google. Grosso modo, ele é uma combinação do Linux com o navegador Google Chrome e uma boa dose de tecnologias da Web. Mas não se preocupe com estes detalhes: o importante é que o ChromeOS tem uma interface simples e intuitiva, similar à dos PCs que você já usa no dia-a-dia.

chromebook desktop

O ambiente de trabalho em um Chromebook é familiar a qualquer um que já usou o Windows ou Mac OS.

Posso instalar o Windows em um Chromebook?

Não. Os Chromebooks saem de fábrica com o sistema operacional ChromeOS, e não é possível substituí-lo por outro sistema como o Windows.

Posso usar o Office em um Chromebook?

Claro! Há várias opções de pacotes com “aplicativos de escritório” para os Chromebooks. Se você já tem uma assinatura do Microsoft Office 365 em um outro computador, então tem acesso às versões web do Word, Excel e PowerPoint . Com elas você pode editar seus documentos, planilhas e apresentações direto no navegador.

E lembre-se que o próprio Google tem um pacote de aplicativos de escritório, o Google Docs. Ele inclui planilha (Spreadsheets), editor de textos (Docs) e editor de apresentações (Slides), e tem compatibilidade com os arquivos gerados pelo Microsoft Office. Além de gratuito e fácil de usar, o Google Docs tem recursos como a edição simultânea, que permite que vários alunos participem ao mesmo tempo da criação de documentos. Combinado com o armazenamento online de arquivos no Google Drive, esta é uma boa forma de estimular o trabalho em equipe.

Como instalo apps no Chromebook?

O Android tem o Google Play, os Chromebooks tem a Chrome Web Store, uma loja com milhares de aplicativos à disposição. Lá você encontra de tudo, de pequenos utilitários para incrementar o navegador Google Chrome a editores de imagem ou jogos completos. Gostou de um app? Basta um clique para instalar.

Alguns modelos de Chromebooks (como o Positivo Chromebook CH1190) também tem acesso ao Google Play. Com isso você pode instalar apps Android, o que aumenta ainda mais o catálogo de conteúdo disponível.

Existem apps específicos para educação?

Com certeza! Um destaque nesta área é o Google Classroom, serviço desenvolvido pela Google para que os professores e alunos possam se comunicar e colaborar de forma mais eficiente. Os professores montam “classes” no software, distribuem tarefas e coletam as respostas dos alunos usando o app, e podem ver em tempo real quem completou uma tarefa, quem ainda está completando e até automatizar a correção de questões de múltipla escola.

Você dá aulas de robótica? Há apps para controlar os kits Mindstorms EV3® e WeDo® da LEGO®. Biologia? Experimente o Human 3.0, um atlas digital do corpo humano. Geografia? O Google Earth permite explorar nosso planeta em detalhes. Todos estes apps, gratuitos, são só a ponta do Iceberg. Sem falar que todo o conteúdo que você já acessa em um navegador, como seus sites e vídeos online favoritos, também funciona normalmente.

chromebook escola

Os Chromebooks são uma excelente opção para levar a tecnologia à sala de aula.

Um Chromebook substitui um notebook?

Para a maioria dos usos, entre eles em uma sala de aula, a resposta é sim. Especialmente para quem usa o notebook para navegação na web, e-mail, acesso a redes sociais ou para compor documentos, planilhas e apresentações. É possível até mesmo explorar alguns usos mais sofisticados, como edição de vídeo ou de imagens usando apps gratuitos como o WeVideo ou o PhotoPea, ou se aventurar na programação escrevendo código para o BBC micro:bit ou kits educacionais de robótica da LEGO®.

Preciso me preocupar com vírus e malware?

Não. A maior parte dos vírus e malware (software malicioso) em circulação é escrita para explorar fraquezas do Windows, e como o ChromeOS é construído sobre uma base completamente diferente, é imune a eles. Sequer há apps antivírus para os Chromebooks, já que não são necessários.

Onde os alunos irão armazenar seus arquivos?

A ideia de um Chromebook é que os arquivos sejam armazenados online, assim estarão disponíveis sempre que necessário, em qualquer dispositivo conectado à internet, seja um Chromebook, smartphone ou o computador de casa. Por isso eles vem com 100 GB de espaço gratuito no Google Drive, para armazenar o que quiser.

Além disso, os Chromebooks também contam com espaço para armazenamento local, para aqueles arquivos que precisam estar acessíveis mesmo quando a máquina não estiver conectada. A capacidade varia de acordo com o Chromebook, mas a maioria dos modelos tem 16 ou 32 GB. Se necessário, é possível adicionar mais espaço usando um cartão SD.

Posso usar meu Chromebook sem conexão à internet?

Depende dos aplicativos que você quer utilizar. A maioria deles é baseada em serviços na web, mas muitos (como o Google Docs) tem suporte ao funcionamento offline, então você pode continuar editando textos ou apresentações mesmo que não esteja conectado. Claro, desde que haja uma cópia de seus arquivos na memória interna de seu Chromebook, em um pendrive ou em um cartão de memória.

Quer saber mais sobre os Chromebooks e como podem ser usados na sala de aula? Fale com nossa equipe e conheça o Laboratório Móvel da Positivo, uma solução que traz dispositivos para tornar o aprendizado ainda mais completo e colaborativo, inserindo a tecnologia no dia a dia dos alunos e oferecendo recursos para que eles possam viver o conhecimento de forma plena.

Quero saber mais!