Conheça o “telão” feito com milhares de BBC microbit

por | 07 / mar / 18 | BBC Micro:bit

Painel foi mostrado em feira inglesa de educação, tem 2,2 metros de largura por 1,4 metros de altura e consumiu 1.000 BBC microbit, 230 metros de fios e 5 mil parafusos.

Durante Janeiro deste ano a equipe da Positivo Inovação Educacional esteve em Londres participando da BETT (British Educational Training and Technology Show) em Londres, uma das mais tradicionais feiras relacionadas à educação no mundo todo. E entre as muitas coisas interessantes que vimos por lá, uma chamou a atenção pelo tamanho e criatividade: um “telão” com 1.000 BBC microbit trabalhando em conjunto, com 2,2 metros de largura por 1,4 metros de altura.

O telão foi criado para a edição 2016 da feira por Geoff Hampson, da Kitronik, uma fabricante e distribuidora do BBC microbit no Reino Unido. Consiste em 1.000 placas microbit montadas em um painel com 40 placas de largura e 25 de altura, com cada uma representando um “pixel” da tela, ou seja, uma resolução total de 40x25 pixels.

A tela tem 1.000 microbit em um arranjo de 40x25 placas.

A tela é dividida em 8 grupos de 5 colunas, cada uma controlada por um microbit extra. Por sua vez, estes 8 microbit estão ligados a um microbit “mestre”, que contém as imagens e texto que serão mostrados na tela.

 

 

 

 

Devido à complexidade do projeto, o software foi desenvolvido na linguagem de programação C. Segundo Geoff, a tela consegue mostrar até 12 imagens por segundo. Para colocar a idéia em prática foram usados 230 metros de fios e 5.000 parafusos, que prendem as placas a um suporte cortado a laser e servem como ponto de conexão entre os fios e as placas.

O telão da Kitronik é mais uma amostra da versatilidade do BBC microbit, a plaquinha que está revolucionando a educação e pode virar qualquer coisa, de um termômetro a parte de uma espaçonave. O limite? Ainda não descobrimos qual é.

por | 07 / mar / 18 | BBC Micro:bit

Apresente o mundo da programação a seus alunos e estimule as disciplinas do século XXI com o BBC microbit. Fale com nossa equipe para saber mais!

 

Quero saber mais!