Revista TecEduc Acesse a Revista Digital
Imagem-destaque-noticia
Na Frente

Projetos colaborativos incentivam novas aprendizagens

Postado em 15 de abril de 2015

Através do Educacional, alunos e educadores participam de projetos com foco em ecologia, cidadania e criatividade

Trabalhar com projetos colaborativos em sala de aula torna o aprendizado mais rico e abrangente. Afinal, eles podem contribuir para a construção do conhecimento de maneira mais dinâmica e contextualizada, tornando a aprendizagem mais interessante, pois envolve, efetivamente, a participação de estudantes e educadores em um processo de troca de experiências. E, para apoiar as escolas particulares nessa proposta, o Educacional conta com o Educacional Projetos, responsável pelo desenvolvimento de projetos colaborativos que podem ser trabalhados junto a alunos de todos os níveis, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Luz e tecnologia
Neste ano, os projetos colaborativos foram inspirados pelo tema lançado pela ONU – que proclamou 2015 o “Ano Internacional da Luz”. Essa iniciativa foi pensada a nível mundial para destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas em nossa vida, para o futuro e para o desenvolvimento da sociedade. Além de abordar aspectos tecnológicos que explicam as ideias e as consequências da teoria da relatividade de Einstein, os projetos colocam ecologia, cidadania e criatividade, que normalmente já fazem parte do conjunto de propostas do Educacional, em foco.

“A escola continua sendo o lugar mais importante para tomar contato com as grandes teorias e descobertas científicas. Mas, além desse seu tradicional papel, ela também deve se engajar no desenvolvimento de novas competências que são indispensáveis à construção de sociedades mais justas, mais criativas, mais preparadas para lidar individual e coletivamente com imprevistos e transformações”, diz Patricia Sprada Barbosa, coordenadora pedagógica do Educacional. “É esse espírito da pedagogia dos projetos que o Educacional traz para dentro das escolas, explorando as possibilidades de autoria e de comunicação que as novas tecnologias oferecem”, complementa.

Colaboração
Ao participar de um projeto, centenas de turmas da rede de escolas conectadas ao Educacional pesquisam, dialogam, trocam, criam e produzem materiais para consulta recíproca, situações que levam a novos aprendizados e também ampliam horizontes geográficos e culturais.

Projetos Colaborativos do Educacional
Sua escola participa dos projetos colaborativos do Educacional? Compartilhe a experiência das suas turmas no espaço “De Educador para Educador” e confira, também, outros cases de sucesso!

Deixe Seu Comentário