Revista TecEduc Acesse a Revista Digital
projetos-colaborativos-educacional-2017
Na Frente

Projetos Colaborativos do Educacional para 2017

Postado em 1 de fevereiro de 2017

Conheça as propostas inovadoras do Educacional e incentive a participação e o protagonismo dos seus alunos

Chegou 2017 e com o novo ano, vieram também os novos projetos colaborativos do Educacional. Conectando alunos de todo o Brasil, os projetos colaborativos incentivam a interdisciplinaridade, a interação e a troca de conhecimentos sobre as experiências desenvolvidas em sala de aula. E uma inovação importante, que é experimentada pela primeira vez este ano, é a distribuição do conjunto das propostas ao longo de três eixos temáticos: Eixo Comunicação, Linguagem Eixo Investigação Matemática e Eixo Cidadania e Sustentabilidade.

Cada um dos eixos reúne propostas de diferentes categorias (Oficinas do Texto, Projetos, etc.), e oferece visão ampla de recursos ofertados para cada uma das três grandes áreas.

Vamos conhecer as principais propostas dos projetos colaborativos do Educacional para 2017?

logo_quadrada

PROPOSTA 1 – Desafios de uma construção 

Os clientes serão três famílias com necessidades e valores diferentes para investir na compra do terreno e na construção de suas casas. Os empreendedores serão os estudantes, que vão usar e abusar da criatividade na expectativa de atendê-los!

Ao fim, será possível comparar os projetos desenvolvidos e seus custos e perceber a diferença de valores nas diversas regiões brasileiras. Saiba mais

feira-virtual--1PROPOSTA 2 – Feira Virtual das Ciências

Feira Virtual das Ciências é um projeto muito importante do Educacional que, todos os anos, leva uma das equipes participantes para apresentar seu trabalho na Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (FEBRACE), que acontece na USP (SP), e com a qual tem parceria desde o ano de 2010.

O intuito é mostrar aos estudantes que fazer pesquisa científica é algo simples, apesar da exigência de alguns critérios em relação ao seu planejamento e execução, como: definição do objetivo, justificativa, encaminhamento metodológico e conclusão. Conheça.

roteiros_turisticos_horizontalo-preco-das-coisasPROPOSTA 3 –  O preço das coisas 

A criação de um mercadinho virtual é o ponto principal deste projeto, que pretende trabalhar a Matemática no cotidiano infantil de um jeito divertido e muito atraente.

As atividades compreendem desde a definição, pelas turmas, dos produtos que serão vendidos em seu mercado, até a criação do sloganjingle e logomarca. Veja todos os detalhes.

logo_horizontalPROPOSTA 4 – Nossa Região 

O projeto Nossa Região apresenta por meio do olhar das crianças, as peculiaridades de várias cidades do nosso país. Neste ano, cada turma participante escolherá um ponto turístico de sua cidade, um parque ou uma praça, para apresentar. Após conhecê-lo muito bem, desde sua história até os dias atuais, fazendo visitas, conversando com pessoas, consultando impressos etc., chegará a hora de apresentá-lo aos colegas registrando os materiais necessários no projeto e criando um jogo. Acesse.

roteiros-turisticosPROPOSTA 5 – Roteiros turísticos

No ano em que a Unesco instituiu como Ano Internacional do Turismo Sustentável, o projeto Roteiros turísticos traz o tema mobilidade urbana e abre espaço para grandes discussões, como: inclusão social, a crise nos transportes, a busca por novas formas de convivência democrática no uso dos espaços urbanos, etc.

A ideia é que, com foco em ciclistas e cadeirantes, as turmas participantes criem suas agências de turismo fictícias e apresentem roteiros turísticos em suas cidades que possam atender a pelo menos um desses dois modelos de turistas. Entenda como funciona.

Como participar dos Projetos Colaborativos do Educacional

Para participar dos projetos, o professor deve efetuar a inscrição da turma e acompanhar o cronograma específico de cada projeto. Número de etapas, datas e materiais a serem desenvolvidos podem ser conferidos no Educacional. Acesse este link para visualizar o cronograma anual de atividades do Educacional para o ano letivo 2017.

Orientação

A equipe de tutoras do Educacional acompanha os professores durante toda a participação nos projetos escolhidos e estão à disposição para tirar as dúvidas da sua turma.

Gostou das propostas? Continue acompanhando as novidades do Educacional aqui na Revista TecEduc!

Deixe Seu Comentário