Revista TecEduc Acesse a Revista Digital
5 motivos para usar a Cloud Computing na educação
Na Frente

5 motivos para usar a Cloud Computing na educação

Postado em 10 de janeiro de 2017

Fique por dentro dos principais benefícios e vantagens oferecidas pela tendência da computação em nuvem para a sua escola

A Cloud Computing (em português: computação em nuvem) é uma tendência que saiu do palco dos principais eventos mundiais de tecnologia na educação direto para a realidade das escolas de todo o mundo. E na prática, como isso funciona? Quer saber quais são as principais vantagens de utilizá-la? Nós damos uma prévia sobre um de seus benefícios: você e seus alunos podem interagir com diversos tipos de conteúdo, como livros, aplicativos, apostilas e e-books, onde estiverem. Confira!

Como funciona
Revolucionando a comunicação digital, a computação em nuvem (Cloud Computing) permite o armazenamento de arquivos on-line (na nuvem) de forma segura através de tecnologias que oferecem o serviço. Ou seja, é possível acessar e compartilhar dados através do celular, tablet ou computador, bastando apenas uma conexão com a internet.

Por que aplicar a Cloud Computing na educação?
Como uma solução facilitadora para o trabalho dos profissionais de educação, a computação em nuvem potencializa o aprendizado e oferece uma série de vantagens para as escolas como economia, acessibilidade, segurança e, claro, inovação. Veja quais são seus principais benefícios nesse contexto!

#1 Economia de tempo e custos com recursos: bastante acessíveis, os softwares que contam com a Cloud Computing agilizam o processo de ensino-aprendizagem e ainda oferecem menos gastos com equipamentos, área de TI e materiais impressos. Isso porque os arquivos são sincronizados na nuvem. Portanto, não é preciso ter um armazenamento local. Mais uma vantagem? Os alunos podem acessar e baixar os conteúdos quando quiserem, reduzindo o uso de papel e gastando menos dinheiro com xerox. E o mesmo vale para os docentes, que podem acessar arquivos e corrigir trabalhos através da nuvem.

#2 Conteúdos mais acessíveis: já pensou em poder ler, estudar e acessar materiais didáticos sem depender da biblioteca da instituição? Com a Cloud Computing na educação tudo fica mais acessível, atraente e prático. Alunos e educadores ficam mais integrados aos conteúdos, que ficam mais presentes em seus cotidianos.

#3 Mais proximidade com os alunos: afinal, os jovens convivem diariamente com as novas tecnologias e estão conectados à internet durante boa parte de suas rotinas. Dessa forma, a computação em nuvem também é uma forma de inovar e despertar a atenção desses alunos. Pode ajudar a esclarecer dúvidas e, ainda, os incentiva a compartilharem conhecimentos.

#4 Novas possibilidades para o aprendizado: com essa inovação da tecnologia na educação os alunos podem ser protagonistas do conhecimento, lendo, buscando e usufruindo de suas próprias bagagens a partir da leitura dos materiais disponíveis na nuvem. Já os professores podem soltar a criatividade para pensar em novas formas de ensino, integrando vídeos, músicas e e-books às aulas.

#5 Segurança garantida para o compartilhamento de conteúdos: graças ao backup constante da nuvem, os arquivos são salvos automaticamente. Ou seja, o acesso sempre é seguro e mesmo que a conexão com a internet oscile, você não perde nenhum conteúdo que estava utilizando.

Você conhece os Chromebooks?
Uma grande tendência educacional já muito difundida nos Estados Unidos e que está chegando ao Brasil são os Chromebooks. Desenvolvidos exclusivamente para o acesso à rede, contam com armazenamento e sincronização em nuvem, e podem ser utilizados no dia a dia das escolas e universidades facilitando a rotina de alunos, professores e equipe.

Com sistema operacional superleve, os Chromebooks iniciam em poucos segundos e exigem pouco da capacidade de processamento dos dispositivos – o que reduz o consumo de energia. Outro diferencial é que são mais baratos que outras plataformas no custo por equipamento.

Nós já estamos ligados nesta tendência! Que tal conhecer os Chromebooks Positivo? Fale com nossa equipe através do 08006447193 ou do formulário para mais informações.

Gostou de conhecer mais detalhes sobre essa tendência educacional? Continue acompanhando os conteúdos da Revista TecEduc!

Deixe Seu Comentário