Revista TecEduc Acesse a Revista Digital
Conheça o melhor técnico de robótica do Brasil!
Histórias de Sucesso

O melhor técnico de Robótica da FLL no Brasil é de Curitiba!

Postado em 11 de abril de 2017

2017 trouxe boas notícias para José Ricardo Dolenga Coelho, considerado o melhor técnico de robótica do Brasil, durante a realização do Torneio Nacional de Robótica FLL (First Lego League) 2016/2017.

José Ricardo é professor de Matemática da Escola Municipal São Miguel, localizada no Bairro Fazendinha em Curitiba (PR), e foi escolhido como o melhor técnico de robótica brasileiro em premiação que aconteceu de 17 a 19/3/2017 em Brasília (DF). O professor competiu pelo título com outros 73 técnicos de times de escolas públicas e particulares do Brasil.

Graduado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o professor atua há um ano e meio com o projeto de robótica nas aulas de contra-turno na escola. São quatro horas semanais oficiais dedicando-se ao projeto com alunos do 6º ao 9º ano. Além desse período, a equipe trabalha mais algumas horas semanais com foco na preparação técnica e nos estudos práticos para participação de campeonatos como a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica) e a FLL.

Nossa equipe conversou com o melhor técnico de robótica da FLL no Brasil e você confere esse bate papo exclusivo. Confira!

Positivo TecEduc – Pode nos contar um pouco mais sobre a equipe que disputou o Torneio Nacional de Robótica da FLL em que foi escolhido como o melhor técnico de robótica no Brasil?

Nossa equipe chama-se Fusion Robôs e reúne alunos do 6.º ao 9.º ano da Escola Municipal São Miguel. É formada por oito crianças que foram selecionadas para integrar as aulas extracurriculares de robótica.

Positivo TecEduc – Como é o processo de escolha dos integrantes da equipe de robótica da escola?

Fazemos um processo seletivo, em que os alunos desenvolvem atividades com temas de pesquisa da FLL. Separo também alguns vídeos do Youtube além de materiais do site Aprenda Robótica, para criar os desafios para a seleção.

Positivo TecEduc – Professor, e as atividades realizadas no contra-turno? Quantas horas são dedicadas ao projeto de robótica na escola?

Atualmente trabalhamos quatro horas semanais custeadas por uma bolsa da rede municipal de ensino. Além disso, a equipe trabalha algumas horas a mais por semana para garantir um bom desempenho nas competições. As aulas de robótica são realizadas no laboratório de informática da escola e ali preparamos e montamos os robôs, passo dicas de programação e auxilio os alunos na construção dos projetos e desafios.

Positivo TecEduc – E como é a preparação para a participação em torneios como a FLL?

A FLL exige muita dedicação e trabalho, estamos participando da nossa segunda temporada. Este campeonato exige toda uma construção, que vai desde as dinâmicas até os projetos de pesquisa, além das visitas, treinos, concepção do projeto, criação do aplicativo e o desenho do robô.

Positivo TecEduc – O interesse por robótica deve ter aumentado na escola após o título de destaque como o melhor técnico de robótica da FLL no Brasil. O que sentiu de diferença nos alunos depois de participarem das atividades do projeto extracurricular?

O interesse aumentou entre os alunos da escola e eles estão sempre querendo saber se tem mais vagas na equipe. Sinto muitas mudanças nos alunos no dia a dia deles, tanto quanto à postura, desempenho e até mesmo na comunicação entre os colegas. Eu também aprendo muito com eles!

Positivo TecEduc – A Final da OBR será em Curitiba (PR). Como vocês vão se preparar para esta nova competição?

A partir de 30/03 o nosso foco agora é a Olimpíada Brasileira de Robótica. Teremos novas seleções para a equipe de Robótica da escola e vamos continuar o trabalho que já vem sendo realizado, sempre buscando melhorar o desempenho nas competições.

Positivo TecEduc – Como foi desenvolver o aplicativo que compunha o projeto da FLL no torneio realizado em Brasília?

O aplicativo Helpog foi criado com o objetivo de facilitar a adoção de animais e tem como diferencial a possibilidade de identificar a localização do animal.

Foi desenvolvido pelos nossos alunos com o auxílio de um professor de Informática da Universidade Positivo e facilita o contato entre organizações não governamentais e quem quer adotar animais de rua (cães e gatos abandonados). O app Helpog funciona de modo semelhante a sites de relacionamentos, com um feed de notícias, e o plano é disponibilizá-lo para download na Google Play Store ainda em 2017.

Positivo TecEduc – Quais são as suas dicas para as turmas que vão começar a se preparar agora para a OBR?

Para as competições, antes de soltar qualquer robô na arena o participante deve calibrar o sensor de luminosidade do robô para que ele faça o trajeto com sucesso. Uma dica prática é utilizar sempre o sensor de luz pois dá maior precisão no seguidor de linha do que o sensor de cor. Vale testar e calibrar o robô até executar a tarefa de forma correta.

Sobre a FLL

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL) é uma competição internacional que visa despertar o interesse pelas áreas de ciências, matemática e tecnologia dentro do ambiente escolar, inspirando e desafiando crianças e jovens de 9 a 16 anos a pensarem como cientistas e engenheiros. A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia. Por meio de uma experiência criativa os competidores resolvem problemas do mundo real: planejam, projetam, constroem e programam robôs com a tecnologia LEGO® MINDSTORMS®.

Fontes: Portal da Indústria

Aprenda Robótica

Sobre a OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Gostou do bate papo com o professor José, o melhor técnico de robótica da FLL no Brasil? Ofereça aulas de Robótica para a sua escola também. Conheça os conjuntos LEGO® Education e fale com nossa equipe para mais informações! 

 

Deixe Seu Comentário