Revista TecEduc Acesse a Revista Digital
Positivo TecEduc tecnologia educacional
Giro TE

Retrospectiva TecEduc: 10 temas mais acessados em 2016

Postado em 22 de dezembro de 2016

Tendências, tecnologias educacionais, séries especiais com especialistas e histórias de uso fizeram sucesso entre os educadores durante o ano aqui na TecEduc

Quando um ano letivo termina, o que fica? Certamente as experiências, lembranças e aprendizados. Mas, como pede a tradição, também é chegada a hora da reflexão: “em que posso melhorar?”, “o que devo corrigir?”, “o que posso fazer para ter um novo ano letivo ainda melhor?”. Se você pretende aproveitar essa época para pensar sobre isso, fica o nosso convite para que reveja os conteúdos mais lidos na Retrospectiva da Revista TecEduc em 2016. Você vai conferir as tendências, novas tecnologias, séries e histórias de sucesso que mais repercutiram na área educacional. Olha só!

1º Aprendizagem colaborativa
Propostas de aulas inovadoras também devem envolver atividades colaborativas. Para levar novos desafios para professores e alunos divulgamos, em fevereiro, os projetos colaborativos oferecidos pelo Educacional. Aproveite para reler o conteúdo Tecnologia na educação: 7 Projetos Colaborativos para o ano letivo 2016 e levar inspiração para 2017!

2º Tecnologia na escola
Quer levar a tecnologia para dentro da rotina da sua escola, mas não sabe por onde começar? Para esclarecer as dúvidas comuns aos educadores, batemos um papo com Helinton Luiz Vieira Marques, gerente de operações técnicas da Positivo Informática Tecnologia Educacional. Confira o passo a passo sugerido por ele, em janeiro: Como tornar realidade o uso da tecnologia na escola.

3º Martha Gabriel dá dicas para educadores sobre tecnologia na educação
Nada melhor que começar o ano letivo com a palavra de especialistas em inovação, concorda? Não foi por acaso que convidamos a renomada consultora e palestrante Martha Gabriel, autora de vários livros sobre tecnologia e educação, para falar sobre os principais temas e desafios educacionais da atualidade. Veja aqui: Martha Gabriel dá dicas para uso da tecnologia na educação.

4º Geração Touch Screen
Como oferecer aulas dinâmicas e envolventes para alunos da nova geração? Imediatistas, eles lidam com várias telas ao mesmo tempo e fazem suas escolhas em um simples deslizar de dedos em tablets e smartphones. Fique por dentro das orientações dadas em maio pela Patrícia Dupin, psicanalista, especialista em neurocognição e potencial humano, e doutora em Ciências da Informação e da Comunicação: Como deve ser a dinâmica para uma sala de aula com alunos da Geração Touch Screen?

5º Novidades do Educacional
Para apoiar professores e alunos logo no início do ano, em janeiro, apresentamos as 6 novidades do Educacional para 2016! Entre as novas funcionalidades e ferramentas: biblioteca, avaliações com questões de redação, novos projetos, área dedicada ao Ensino Médio e cobertura especial do Enem. O conjunto de soluções é inspirado no conceito da Pedagogia de Projetos e oferece mais aprendizagem colaborativa para o currículo escolar!

6º Aplicativo conecta pais, professores e alunos
Já pensou em poder acompanhar seus alunos onde você estiver? E, ainda, estar mais próximo dos pais dos estudantes em um ambiente virtual interativo? Assim acontece no app do Educacional, uma tecnologia educacional que integra toda a comunidade escolar. Mais uma novidade divulgada no comecinho do ano para inspirar o ano letivo! Saiba como funciona e conheça suas principais vantagens aqui!

7º Produção de texto
Estimular a produção de texto nas escolas exige propostas envolventes e divertidas, que motivem os alunos, não é mesmo? Por isso que, em fevereiro, falamos sobre a programação das Oficinas do Texto para 2016, uma forma inovadora para transformar os alunos em coautores de livros infantis em parceria com grandes nomes da literatura brasileira, como Ziraldo e Ilan Brenman. Fique por dentro!

8º Aprendizagem ativa
As tendências de comportamento também repercutiram muito bem entre educadores interessados em transformar o ensino a partir da tecnologia. Para abordar o tema, contamos com a colaboração da Martha Gabriel, que abordou a relação da aprendizagem ativa com a tecnologia em março. Uma forma de colocar os estudantes como protagonistas do conhecimento.

9º Professor que transforma
Nada melhor que histórias de sucesso para abrir novos horizontes. No final de março, entrevistamos a professora Lia Moreira Figas, docente de Matemática na Escola Paraíba (CIEP), no Rio Grande do Sul. Especialista em Educação a Distância, conta com centenas de seguidores no Youtube e em seu blog, ferramentas de trabalho em prol da inovação didática! Leia Professora gaúcha inova aulas de Matemática com uso da tecnologia.

10º Realidade virtual
Óculos virtuais como apoio aos conteúdos vistos em sala de aula parece uma cena de filmes futurísticos, mas aqui na TecEduc já é realidade. Em junho mostramos para os educadores a tendência educacional da realidade virtual e a solução Na Real Educação Imersiva, uma forma de convidar os alunos a vivenciarem importantes temas da atualidade de modo impactante. Ficou interessado em saber mais? Veja em: Como levar a Realidade Virtual para a sala de aula!

Continue acompanhando as principais tendências, histórias de sucesso e novidades sobre tecnologia na educação aqui na Revista TecEduc! Desejamos a todos boas festas e um ano letivo 2017 ainda mais incrível e inspirador!

Deixe Seu Comentário